segunda-feira, 10 de julho de 2017

TRAGÉDIA EM SÃO JANUÁRIO


Me deixou estarrecido o vandalismo ocorrido dia 08/07/17 sábado, por ocasião do jogo Vasco x Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. Por razões óbvias, através da mídia, o presidente crusmaltino disse que todas as providências de segurança e outras foram tomadas pela direção do clube para garantir a realização do evento, o que na verdade, não convenceu a ninguém.  O pedido de desculpas do senhor Eurico Miranda reconhecendo a barbaridade e violência que se viu nas arquibancadas e no entorno do estádio, não servirá de consolo para aqueles que na esperança de ver um grande jogo de futebol e torcer pelo seu time de coração, foram pisoteados ou tiveram que ficar acuados à espera do término do que parecia um campo de guerra. Se não bastasse a falta de proteção e segurança às crianças, mulheres e idosos, um morto e três feridos incharam o resultado catastrófico do evento.

O Estádio de São Januário, assim como outros estádios de futebol da Federação como Maracanã, Mineirão, Beira Rio, Mané Garrincha, Arena das Dunas, Arena Corinthians, Arena da Baixada, Arena da Amazônia e outros, são estruturas físicas construídas para realização de eventos dessa natureza, cabendo a seus organizadores garantir a segurança de todos que frequentam tais arenas. Dessa forma, não é o estádio que precisa ser fechado; precisamos isto sim, de uma mudança na estrutura organizacional desses eventos, com gestores mais qualificados, comprometidos com a segurança e proteção aos frequentadores.

O Brasil há mais de um século tem uma estatística aterrorizante desse tipo de violência. O sociólogo Maurício Murad, professor da Universidade Salgado de Oliveira, Niterói - RJ em seu livro” A violência do Futebol” aponta que nos últimos 17 anos    morreram em média dez pessoas por ano devido à violência nos estádios.
A quem cabe então a responsabilidade pelas mortes (muitas delas assassinatos) ocorridas nos estádios de futebol no Brasil? Porque não podemos nos espelhar na organização aplicada na Copa de 2014 quando não tivemos nenhum incidente? Acredito que, o que falta mesmo é bom senso e respeito ao torcedor para que os fatos lamentáveis como o ocorrido neste sábado não se repitam.

Geraldo Ferreira da Paixão
Professor e engenheiro
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com 





LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...