Segundo o escritor e professor Clermont Gauthier[1] da
Universidade de Laval de Quebec no Canada, o Ensino Explicito é uma abordagem
pedagógica fundamentada na psicologia cognitiva, que torna os alunos suficientemente
preparados para a sala de aula. Significa tornar explícito o que é implícito, utilizando
uma tripla estratégia: a modelagem, a prática guiada e a prática autônoma. Na
modelagem o professor deverá deixar explícito o que quer que os alunos aprendam;
na prática guiada, o professor deverá dispor práticas e exercícios para os
alunos e acompanha-los na atividade; por fim o docente deverá desenvolver nos
alunos um nível de autonomização capaz de permitir o trabalho autônomo.
Na teoria do Ensino Explícito quando a “Memória de Trabalho” (memória
de curto prazo) está sobrecarregada, a aprendizagem fica prejudicada e o aluno
não absorve o conhecimento. Por exemplo, se o professor tem o hábito de falar
muito, a capacidade de ouvir dos alunos pode ficar limitada e sua Memória de Trabalho
se sobrecarrega. De acordo com trabalho desenvolvido pelo pesquisador Jonh
Sweller[2], quando
a Memória de Trabalho do aprendiz estiver sobrecarregada, torna-se necessário a
divisão da informação em partes mais simples para assegurar sua transferência
correta para a Memória de longo prazo, onde essas partes são organizadas. Para Sweller,
o professor deve separar o saber do mais simples ao mais complexo, permitindo
uma maior aprendizagem dos alunos. Assim a psicologia cognitiva se afasta do
construtivismo atual da ideologia pedagógica.
O Ensino Explícito proporcionou o que os estudiosos denominaram de “Bom
professor” que resumidamente é aquele que utiliza de didáticas e estratégias capaz
de fazer os alunos aprenderem. Gauthier afirma que, “tornar explícito o que é
implícito também significa que os alunos não chegam na sala de aula com a mente
vazia”.
Geraldo
Ferreira da Paixão
E-mail:
geraldoferreiradapaixao@gmail.com
[1]
- CLERMONT Gauthier é
Professor Titular do Departamento de Estudos sobre o Ensino e a 2da Cadeira de
Pesquisa do Canadá em estudos para a Formação de Professores da Universidade
Laval (Quebec) e membro fundador do Centro de Pesquisa Interuniversitária para
a Formação e a Profissão Docente (CRIFPE).
[2]
- SWELLER, J.; van Merrienboer, J.; & Paas, F. (1998). Cognitive
architecture and instructional design. Educational Psychol Review, 10,
251-296.