Com a pandemia do coronavírus as escolas
optaram pelo ensino online que altera completamente a rotina de professores,
alunos e pais. Enquanto os docentes se adaptam no planejamento escolar com a
nova metodologia, os alunos buscam se adaptar a tantas mudanças e dificuldades na
aprendizagem, agora estudando em casa. Alunos que dispõem de celular, tablet ou
computador têm acesso às aulas e material didático em tempo real, porem alunos
sem essa conectividade, isto é, sem acesso às tecnologias recebem todos os
materiais impressos através da escola e a resolução dos exercícios e entrega
dos trabalhos segue um cronograma previamente definido.
A partir do dia 18/05/2020 o Estado de Minas
Gerais através da Secretaria de estado de Educação - SEE, lançou oficialmente o
programa de ensino online, e disponibilizou na Rede Minas de Televisão através
do programa “Se Liga na Educação” todas
as manhãs de segunda à sexta feira, o conteúdo das aulas .As escolas receberam da
SEE as apostilas correspondentes para entrega aos alunos que não têm acesso a
internet e não dispõem dos recursos tecnológicos. O sistema dispõe ainda do
aplicativo “Conexão Escola” para dispositivo móvel no qual constam todo o
conteúdo ministrado nas aulas online para eventual consulta.
Para os alunos de classe mais alta, a
transição vem sendo tranquila com algumas dificuldades na forma didática aplicada
pelos professores e dificuldades no feedback para os alunos. Muitos professores
não estavam preparados para as aulas e tiveram que passar por um treinamento específico.
Passar o conteúdo através do sistema online não é o grande problema. Difícil é
o retorno do aluno e essa é uma das grandes dificuldades do sistema. Os alunos
alegam que sem o professor para ajuda-los presencialmente, o aprendizado do
conteúdo fica bem mais complicado. Para disciplinas como matemática e física por
exemplo, as aulas ficam mais difíceis ainda – alegam os alunos..
O professor em qualquer sistema de ensino
precisa dominar o conteúdo que está ministrando, bem como as tecnologias
utilizadas. “A preparação da aula pelo
professor leva muito mais tempo. Tem que fazer mais slides e exercícios pois a
aula online rende muito mais” – afirma a professora Fernanda Junqueira Franco
de Poços de Caldas – MG. As aulas precisam ainda ter horários reduzidos,
considerando que as crianças por força de lei não podem se expor por muito
tempo em frente às telas. Por outro lado, com as aulas em casa, as crianças sentem
falta das atividades recreativas, muito comuns no ensino infantil e fundamental.
Exigir da criança a concentração na aula do professor ao mesmo tempo que está
vendo seus colegas de sala através do computador, é também uma tarefa muito
difícil.
Alguns estudantes receiam que as dificuldades
do sistema online possam prejudica-los na prova do ENEM. Alguns professores
estão inovando no sentido de despertar cada vez mais no aluno o interesse pelas
aulas online. Vale destacar algumas características específicas do sistema
online, tais como:
Estrutura – Acesso a computadores,
falta de espaço e local adequado para estudar.
Relação família/escola - Dificuldades
de contato, baixa escolaridade, e esgotamento do docente que muitas vezes tem
que disponibilizar muito mais tempo para preparar as aulas. Ajuda imprescindível
dos pais através do estabelecimento de uma rotina de estudo para os filhos.
Problemas sociais –
Em determinados casos a falta da merenda comum nas escolas, evasão escolar e
exposição à violência sexual, física e psicológica.
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