quarta-feira, 22 de novembro de 2017

ONDE ESTÁ O SUBMARINO ARGENTINO?



Resultado de imagem para submarino argentino desaparecidoContinua a busca internacional pela localização do submarino argentino ARA SAN JUAN, desaparecido desde o dia 15 deste mês com 44 tripulantes a bordo, numa missão de treinamento. O submarino de fabricação alemã, sumiu dos radares a 432km da costa patagônica, provavelmente por um problema elétrico no sistema de baterias. No momento que submergiu, o submarino fazia o trajeto de Ushuaia no sul da Argentina, e a base naval de Mar del Plata, no norte do país. No local é comum ondas de 2 a 8 metros de altura. Neste momento, mais de 4.000 pessoas entre argentinos e estrangeiros trabalham nas buscas, numa área de aproximadamente 400km quadrados. A ansiedade pela localização do equipamento e salvar a tripulação, tem gerado alarmes falsos como ruídos e chamadas via satélite.

Os submarinos são fabricados para não serem detectados, pois atuam em operações secretas de vigilância, e por isso, não são localizados facilmente. Desde o desaparecimento, as buscas são integradas, com vários países prestando sua colaboração como EUA, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai, com navios, aviões e outros equipamentos de varredura desde a superfície até o fundo do mar.

Esse acidente nos lembra a morte de 118 pessoas no início de 2000, quando desapareceu no Oceano Ártico o submarino russo KURSK após uma explosão no compartimento de armas. Considerado na época indestrutível pelos russos, era um equipamento de guerra. Os russos além de divulgarem com atraso o desaparecimento, não aceitaram ajuda de outros países. Em agosto de 2000 o KURSK foi localizado e só foi içado em outubro de 2001.

Segundo informações veiculadas pela imprensa argentina, o submarino tem autonomia de alimentos e oxigênio para 7 dias, tempo que expira amanhã 22/11/2017. Por este motivo, a expectativa é muito grande pela localização do submarino. À medida que o tempo vai passando, cresce a esperança dos familiares dos tripulantes, gerando uma impotência incontida com a não localização do submarino. Não é difícil imaginar a expressão de dor de cada membro dos familiares da tripulação, imaginando a chegada de cada um em casa, como se voltassem de um passeio.

Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...