terça-feira, 22 de setembro de 2020

BULLYING NAS ESCOLAS




Buying é a prática de atos violentos, praticados intencionalmente contra terceiros, seja na forma física, verbal ou psicológica O termo tem origem a partir do inglês “BULLY” que significa tirano, brigão, violento. O bullying é também considerado como uma forma de poder interpessoal, caracterizado pela agressão. O bullying pode levar o estudante vítima a perder a motivação pelo estudo e abandonar a escola. Em alguns casos, a atitude intempestiva do agressor, tanto pode se voltar contra si próprio, como tornar o agente agredido definitivamente incapaz...

 Vários fatores levam os estudantes ao desempenho escolar inferior, e o bullyng é considerado uma das formas mais relevantes nessa queda de rendimento. A interação entre gestão educacional, corpo docente e pais representa o circuito fechado no qual deverão ser centralizados os esforços no sentido de atuar minimizando os efeitos negativos e violentos do bullying. As instituições de ensino vêm ao longo dos anos implementando ações no sentido de reduzir o impacto do bullyng, porém as razões pelas quais uma pessoa se torna violento, estão relacionadas na maioria das vezes a fatores externos à escola. Dentre essas ações, deverão ser consideradas:

 a)    Redução da agressividade entre os estudantes;

b)    Melhorar o ambiente escolar;

c)    Melhorar o índice de aprendizagem dos alunos;

d)    Aplicar medidas de proteção ao patrimônio da instituição;

e)    Melhorar o relacionamento humano no centro educacional;

O bullying atua de forma direta e indireta. N forma direta, o agressor age diretamente, de forma presencial, enquanto na forma indireta a vítima está ausente. Normalmente, os agentes de bullyng se identificam através dos seguintes sinais:

a)    Apresenta um comportamento anti-social;

b)    É agressivo, inclusive com adultos;

c)    Entende sua agressividade como qualidade;

d)    Sente prazer e satisfação em dominar, controlar e causar danos e sofrimento a outros;

e)    São propensos ao absentismo e à evasão escolar;

f)     Tem tendência ao comportamento de risco, com o uso de tabasco, álcool, drogas e outros ilícitos;

g)    Maior incidência em crianças e adolescentes, com atributos anti-sociais, antes da puberdade e por muito tempo.

 Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com


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