domingo, 24 de janeiro de 2021

ENEM 2020 – FATOS DA APLICAÇÃO

 

 


O Enem 2020 foi aplicado nos dias 17,18, 23 e 24 de janeiro de 2021 na sua versão impressa. Segundo o Inep, todas as salas de aula foram devidamente preparadas com todas as condições e protocolos de segurança previstos para o covid-19 de tal forma a receber e disponibilizar para os alunos a tranquilidade necessária para fazer a sua prova. Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro serão aplicadas as provas na versão digital, conforme definido na matrícula pelo candidato. Será que todo o protocolo foi cumprido? Vejamos:


1 – Uso de máscara: obrigatório. Muitos alunos chegaram ao local de aplicação sem a máscara, só a colocando no momento de passar pelo portão de entrada, o que caracteriza a possiblidade de transmissão do vírus no trajeto e na aglomeração na porta de entrada. Foi observado que não foi exigido do candidato na hora da identificação, que baixasse a máscara, o que na visão de alguns candidatos é um risco que o Inep decidiu correr.

 2 – Uso de álcool gel: Deve ser disponibilizado pelo Inep a todos os alunos na portaria de entrada onde será realizada a prova, bem como, na entrada de todas as salas de aula onde será aplicado o exame. Os alunos poderiam conforme o protocolo, levar um frasco de álcool gel para sua utilização em sala de aula, porém muitos não o levaram.

3 – Uso de ar condicionado: Proibido pelo protocolo e todos os aplicadores foram orientados a abrir todas as janelas das salas de aula para melhorar a circulação de ar.

 

4 – Alimentos e água – De acordo com o protocolo, os candidatos devem levar água e alimentos que possam ser consumidos durante a prova. Alguns candidatos reclamaram da falta de orientação para o consumo desses alimentos.

 

4 – Faltas não justificadas: No primeiro dia de prova houve ausência de mais de 2,8 milhões de alunos, ou seja, uma abstenção de 51,5%. Muitos candidatos foram barrados na entrada da sala ou na portaria por superlotação. Os candidatos com faltas, isto é, que não compareceram para fazer a primeira etapa, tiveram que solicitar a reaplicação no site do Inep. Os aprovados foram convocados para fazer o exame dias 23 e 24 de janeiro. Quem não justificou ou não teve sua argumentação aceita, perdeu o Enem 2020 e não poderia fazer a segunda etapa da prova.,

 

5 – Distanciamento – obrigatório: No primeiro dia de prova foram muitas as reclamações com relação ao distanciamento obrigatório.  Segundo o estudante João Lucas de Moraes o distanciamento não cumpriu o protocolo. “eu estava a menos de 1(um) metro das pessoas ao meu redor” – afirmou. Muitos alunos reclamaram do pouco espaço entre as cadeiras, colocadas muito próximas umas das outras, não obedecendo o distanciamento mínimo.

 

6 – Manifestações:

O presidente da UBES Rosana barroso, disse que os distanciamentos foram possíveis devido às ausências dos candidatos. “O resultado foi um desastre, é a concretização de um projeto de destruição de sonhos, principalmente a juventude Negra”. O presidente da UNE, Iago Montalvão, foi mais além e disse: “o MEC. Mentiu, inclusive para a justiça quando disse que as medidas estavam garantidas, quando na prática não estavam”.

 

7– Municípios sem Enem:  Em 58 municípios não foi aplicada a primeira etapa do Enem 2020 por motivos diversos. A causa principal, é claro, foi a infestação do covid-19, caso do Amazonas, no qual 56 municípios não fizeram o Enem na primeira etapa. Esses municípios foram convocados pelo Inep e fizeram o exame nos dias 23 e 24 de janeiro.

 

Geraldo paixão

Engenheiro e professor

 

  

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

PRIMEIRO DIA DO ENEM 2020

 


O primeiro dia de prova do Enem 2020 ocorreu neste domingo, 17 de janeiro. Segundo informações do portal Brasil Escola houve abstenção de 51,5% dos alunos inscritos, isto é, mais da metade não compareceu para fazer a prova.

É bom lembrar eu o segundo dia de prova do Enem 2020 ocorrerá no próximo domingo, dia 24 de janeiro para os candidatos que optaram pela versão impressa.

A prova aplicada neste domingo teve 45 questões objetivas e uma redação com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Muitos alunos reclamaram das questões de história. mas em compensação, o tema da redação agradou a maioria e foi elogiado pelos professores.

Na visão de alguns alunos com os quais conversei a prova teve um nível de dificuldade médio. Na opinião de alguns professores, uma das novidades da prova foram os temas jurídicos. A prova foi citada por muitos alunos como ousada, se comparada com as edições anteriores. Foram abordados e explorados assuntos como temas sociais, igualdade de gênero e papel da mulher.

No primeiro dia de prova do Enem o tema coronavírus não foi cobrado. Especialistas entendem que normalmente as provas não focam assuntos atuais.

O medo de contrair o coronavírus certamente contribuiu para o alto nível de abstenção nesse primeiro dia dessa edição do Enem. A possibilidade de contrair o vírus e traze-lo para dentro de casa segurou muitos candidatos com a família.

Segundo o Inep a realização do Enem 2020 no meio da pandemia que assola o país, foi uma decisão audaciosa, mas todas as providencias para a segurança de todos foram tomadas, especialmente com o rigor das exigências contra o covid-19. “Estamos tratando jovens adultos que sabem se proteger” – afirmou o diretor do Inep.

Geraldo paixão

INÍCIO DA VACINAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS NO BRASIL

 


A Anvisa liberou neste domingo, 17 de janeiro de 2021 dois lotes de vacinas emergenciais importadas pelo Brasil:  seis milhões do Butantan/Coronavac e dois milhões da AstraZeneca/Fiocruz. Logo após a liberação da Anvisa, o governador de São Paulo promoveu a cerimônia do início da vacinação no Brasil contra o coronavírus. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da UniversiAdade de São Paulo – SP


A médica intensivista Monica Calazans, do Hospital Emilio Ribas de São Paulo, se tornou a primeira pessoa do Brasil vacinada contra o coronavírus. Ela foi vacinada pela enfermeira Simone Garcia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - sp.

Segundo entrevista com o ministro Pazuello após a cerimônia, a vacinação em todo o Brasil começa amanhã. 18 de janeiro as 07hs.  Ainda de acordo com o ministro, a Anvisa liberou agora as vacinas importadas pelo Brasil de forma emergencial. O Butantã e a Friocruz precisarão submeter a aprovação da Anvisa as vacinas que serão fabricadas no Brasil. Como são os laboratórios Brasileiros que participaram de todo o processo de desenvolvimento das vacinas ora adquiridas, detém toda a tecnologia de fabricação delegada pelo governo brasileiro. De acordo com o ministro, serão fabricadas no brasil em 2021 354 milhões de vacinas, 254 milhões pela Fiocruz e 100 milhões pelo Butantan.

Outra informação importante prestada pelo ministro da saúde é que toda e qualquer vacina importada pelo Brasil de forma emergencial é feita pelo ministério da saúde e com recursos do SUS, inclusive os dois lotes liberados neste domingo pela Anvisa.

As vacinas liberadas atenderão a fase 1 do programa de vacinação, com a seguinte ordem de prioridade:

Trabalhadores da saúde (5,88 milhões);

Idosos com idade igual ou maior a 80 anos (4,26 milhões);

Idosos com idade de 75 a 79 anos (3,48 milhões);

Indígenas maiores de 18 anos (410 mil pessoas)

 

Geraldo Ferreira da Paixão

Engenheiro e professor

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Aulas presenciais em Fabriciano

 

Aulas presenciais em Fabriciano

A volta às aulas presenciais continuam sendo um risco devido a infecção do coronavírus. enquanto alguns defendem a volta imediata das aulas com todos os protocolos de segurança, outros defendem que esse retorno só poderia ser feito através da imunização da população com a vacina.

Apesar de ser uma decisão de cunho do poder executivo do município, a prudência sugere principalmente nesse início de ano com o aumento do nível de infecção do covid-19, que as aulas presenciais sejam proteladas para um segundo momento, não colocando em risco a vida dos alunos, professores e servidores. é bom lembrar que estamos muito próximos do início da vacinação da população contra o covid-19.

O jornal diário do aço publicou em sua edição de ontem matéria referente a volta das aulas presenciais em 2021 no município de Coronel Fabriciano

A notícia foi veiculada conforme informação do prefeito reeleito Dr Marcos Vinicius no dia da posse. Na verdade, as aulas presenciais no município retornaram no dia 23 de novembro do ano passado e deverão ser reiniciadas no dia 18 deste mês. conforme informação da Secretaria de Educação do município. O retorno das aulas presenciais serviu de modelo para várias cidades do interior mineiro.

O prefeito informou também que um estudo está em andamento para avaliar os impactos da volta das aulas presenciais para toda a comunidade envolvida. O estudo deverá apontar ainda as alterações que o modelo de retorno das aulas presenciais afetou o dia-a-dia da população da cidade. A Secretaria de comunicação vai divulgar o resultado desse estudo assim que for concluído.

No dia 18 de janeiro voltarão as aulas os alunos do fundamental, veja e os alunos do infantil de 4 e 5 anos. os meninos com idade inferior a 4 anos não voltarão neste momento segundo a secretaria de educação.

Segundo a prefeitura de coronel Fabriciano, o retorno em 18 de janeiro com aulas presenciais obedecerá a todos os protocolos de segurança o contra o Covid-19, tais como:

Utilização de máscara, medição de temperatura na entrada do estabelecimento escolar, uso de álcool gel.

Máximo de 14 alunos por sala

Utilização do banheiro - um de cada vez

As aulas serão intercaladas; uma turma vai na segunda, quanta e sexta feira e outra na terça e quinta feira. na semana seguinte inverte-se o rodizio.

A Prefeitura informou também que se for detectado qualquer anormalidade na medição da temperatura de determinado aluno, este será enviado imediatamente aos pais e solicitado destes o encaminhamento do aluno a uma unidade de saúde mais próxima.

Geraldo Paixão

Antisséptico bucal contra o Coronavírus

 

Antisséptico bucal contra o Coronavírus

Está circulando na mídia vídeo de uma pesquisa de um antisséptico bucal que reduz ou inativa a ação do Sarscov2 – coronavírus, quando estiver na cavidade bucal.

A pesquisa foi coordenada pelos professores Fabiano Vilhena e Paulo Cesar santos, através do programa de pós-graduação da Faculdade Odontológica de Bauru. ADetox conclusão da pesquisa foi a geração de um produto denominado Detox pro com 96% de eficácia comprovada para a redução ou inativação do coronavírus

Segundo os pesquisadores, o produto já foi aprovado pela Anvisa e já está sendo produzido em alta escala no país.

O objetivo inicial da pesquisa era a obtenção de um produto para inativar microrganismos no tratamento da saúde bucal. Entretanto, a partir da covid-19 pensou-se em estudar o produto para uso contra o coronavírus tendo em vista que a porta de entrada do vírus é o nariz e a boca.

O produto foi oriundo de uma pesquisa da faculdade de odontologia de Bauru – spp. em parceira com a universidade de são Paulo – USP, Universidade de Estadual de Londrina - PR e o Hospital Estadual de Bauru, instituição de referência para internação e tratamento de pacientes com covid-19 na cidade e região.

Ainda conforme os pesquisadores, o antisséptico bucal detox pro não é uma vacina. Todas as pessoas devem continuar seguindo as condições de segurança como uso de máscara, distanciamento, uso de álcool gel etc. e seguir religiosamente as orientações medicas sobre a doença. Esse produto inativa o vírus na cavidade bucal dando condições para que o organismo e os remédios indicados pelo médico agem mais rápido , com maior eficiência na resposta do tratamento e na prevenção contra a doença.

Informaram também os pesquisadores que não há intenção da empresa em exportar o produto pronto. mas sim licenciar a tecnologia para outros países de tal forma que o produto possa ser produzido e distribuído com toda a segurança e confiabilidade.

Geraldo Paixão

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

A VACINA E O CORONAVIRUS

 

A VACINA E O CORONAVIRUS

A batalha mundial contra o coronavírus ganha neste momento um capítulo especial com a vacinação de parte da população graças ao trabalho árduo da comunidade cientifica internacional que disponibilizou através de laboratórios específicos e em tempo recorde as vacinas testadas e aprovadas por órgãos de todo o planeta para a imunização da população.

A vacina contra o covid-19 já está sendo aplicada em países do primeiro mundo como Reino Unido e Estados Unidos.

Em breve poderão a vacina poderá iniciar a aplicação no chile e na argentina, uma vez que esses países estão adiantados em relação ao Brasil não só com relação a compra da vacina, mas também da logística dos insumos necessários.

a Pfizer/Biontes saiu na frente dos demais laboratórios colocando seu produto nesses países prioritariamente.

O Brasil sempre foi conhecido como um país que sai na frente quando o assinto é vacinação da população

Não importa qual vacina a ‘Anvisa já aprovou, o que importa e ter uma ou mais vacinas aprovadas e liberadas pelo órgão para a aplicação com segurança na população

Fala-se do insuficiente estoque de seringas para a vacinação da população, mas tem estados como Minas Gerais que diz ter cinquenta milhões de seringas e quase mil refrigeradores para atender a logística.

A vacina contra o Covid10 passou a ser tratada como um problema político/econômico, através do que os laboratórios correm para entregar a sua vacina em primeiro plano e com isso ganhar mercado e poder político.

A empresa americana moderna também participa do mercado e anuncia eficácia de aproximadamente 95¨% de suas vacinas

A chinesa inovação nunciou que a coroava é segura e possui anticorpos capaz de garantir sua eficácia em 97% conforme comprovação nos voluntários testados.

São Paulo e Belo Horizonte abriram uma briga particular com o governo federal para a aplicação da vacinaa imediatamente após a liberação da Anvisa. o estado de são Paulo dispõe de 46 milhes de doses para imunização dos paulistas.

O Governo Federal, entretanto, quer centralizar a vacinação da população e coloca algumas condições: para ser vacinado o interessado terá que assinar um termo de responsabilidade e a vacina não será obrigatória.

A expectativa e que na futura muito próxima a vacinação contra o covid19 se assemelhará à gripe por exemplo, na qual existe um programa nacional de vacinação do governo federal, porem qualquer cidadão pode ir numa farmácia e tomar a vacina.

O resto é pura exploração política e econômica da doença no mundo, o que na verdade vem dificultando o avanço tecnológico nos laboratórios para a entrega de uma vacina segura na forma mais rápida possível para imunizar a população.

 

Gerado Paixão

 

A EDUCAÇÃO VEM DO BERÇO

 

A EDUCAÇÃO VEM DO BERÇO

Família humilde

Trabalho na área rural

Esses meninos tem...

Salto Grande – Cemig

Fazenda de Joanésia

Estudo em Guanhães

Fichou na Usiminas

Grupo Escolar Professor Antônio Marciano; Ginasial no Alberto Giovanni

Admitido na Usiminas

trouxemos meus pais para Ipatinga

ICMG – Elca

ICMG – Enga Elca

MIT – Enga Elétrica

Promoção na Usiminas como engenheiro

Como entrei na docência

Meu mestrado

Aqui no vale do aço perdi meus pais, meus mestres. deixaram um legado que não só eu, mas toda a família reconhece.

Se sou quem sou, se meus filhos são o que são é graças a educação o que recebi de berço. Espero ajudar a cada um de vocês estudantes, na sua formação educacional.

Geraldo Paixão

O V-DAY DO REINO UNIDO

O V-DAY DO REINO UNIDO

Ontem 08/12/20, vai ficar na história para o reino unido e para toda a humanidade.

Foi lançado o programa de proteção contra o coronavírus com o início da vacinação da população com doses da Pfizer.

O dia histórico chamado de V-Day (dia da vitória), apelido normalmente utilizado para lembrar a vitória contra os nazistas na segunda grande guerra e agora considerado como vaccine-day, por ser o primeiro país do mundo a iniciar a imunização do povo contra o corona vírus.

70 hospitais vão receber a vacina

O programa prevê a seguinte ordem para vacinação da população:

Pessoas com mais de 70 anos.

Funcionários de casas de repouso

Profissionais da área de saúde

Margaret Kenan 90 anos foi a primeira a pessoa no mundo a receber a vacina

O início da vacinação no reino unido representa um marco histórico para a humanidade e abre um leque de responsabilidades e providências urgentes das demais nações do mundo para que o processo se replique em todo o planeta, pois finalmente ficou comprovado que é preciso querer para fazer e neste caso, fazer é salvar um número incalculável de vidas ao longo dos anos.

Geraldo Paixão 

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

 

UMA ESCOLA PARA TODOS

A maior dádiva do ser humano chama-se educação. Começa cedo, no seio familiar e não tem prazo de validade, ou seja, estudar e aprender será sempre uma necessidade imediata do ser humano. Nunca saberemos o suficiente para a vida, nunca conseguiremos enclausurar todo o conhecimento. Todavia, nem a todos é facultado o direito universal de aprender, não é mantido a todos a arte do saber, apesar do reconhecimento da Lei e instituições específicas sobre o assunto. As diferenças continuam separando as pessoas, segregando-as do convívio com as demais. Segundo a Organização Mundial de Saúde 10% da população mundial é portadora de alguma deficiência especial, razão pela qual além da família, a escola é o mais importante canal de inclusão dessas pessoas na sociedade. A sala de aula é um lugar de aprendizado, inclusive dos especiais. As crianças com necessidades especiais precisam estudar, ter um foco na vida como qualquer outra. A inclusão escolar é uma realidade mundial que finalmente vem ganhando proporções reais em todos os níveis de ensino da educação brasileira. Apesar das diferenças regionalizadas do Brasil, os educadores têm a obrigação de participar ativamente desse projeto, observando as diferenças e contribuindo com a inclusão em todos os sentidos.  Todos podemos e temos a obrigação de dar uma parcela de contribuição. A sociedade deve procurar integrar com a criança portadora de necessidades especiais e não o contrário.

A inclusão escolar é um ato humanístico, de demonstração de igualdade entre as pessoas e une famílias e instituições num só objetivo. Não basta ter no currículo escolar a inclusão dos especiais, é necessário o apoio irrestrito aos matriculados, disponibilizando todos os recursos técnicos, materiais e humanos necessários para que se desenvolvam como os demais alunos. A criança incluída precisa conviver com os demais, ser vista com naturalidade pelos seus colegas. Os especiais não são inservíveis e assim que seu potencial se desenvolve, ele se manifesta, e neste momento, é de suma importância sua inclusão. Todos ganham com a inclusão, principalmente a sala de aula e a escola, pelo convívio fraterno, pela dedicação e amor ao próximo. Para tanto, é obrigatório a adaptação das instituições às exigências do espaço físico adequado, com padrão internacional, de forma a atender a todos os alunos especiais.

Investir na inclusão é investir na sociedade, é reconhecer a necessidade de uma criança especial e sua inclusão no seio escolar, o que a fará se sentir mais valorizada e seu potencial aflorará naturalmente. O futuro dessas crianças dependerá muito do seio da família, mas dependerá também de sua inclusão na escola e a participação desta na sua formação. A inclusão é uma forma de reconhecer às pessoas com necessidades especiais o direito de estudar e desenvolver naturalmente como todas as pessoas, permitindo que os pais se sintam mais seguros com o desenvolvimento de seus filhos numa instituição que agrega conhecimento com inclusão escolar, utilizando para isso de procedimentos técnicas modernos, pessoal qualificado e todas as exigências legais.

 Geraldo Ferreira da Paixão 

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

Engenheiro e professor

terça-feira, 17 de novembro de 2020

 

BREVE ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS ELEIÇÃO 2020


Os resultados das eleições de 2020, apresentaram números interessantes e significativos. O vereador mais votado do país é Eduardo Suplicy do PT de São Paulo com 167.552 votos. O mais jovem é Carmelo Neto, de 19 anos, militante do Partido Republicano de Fortaleza no CE, eleito com 8.527 votos. Foram eleitos também três prefeitos com 21 anos de idade: Fernando Cavalcante do MDB de Alagoas com 54,52% dos votos, Paulo Henrique do PP do RN com 51,01% dos votos e Ricardo Maia do PSD da Bahia com 49,27% dos votos.

Outro resultado relevante dessas eleições, foi a representatividade do sexo feminino que alcançou o índice de 33,6% dos eleitos, demonstrando mais uma vez a participação cada vez maior da mulher inclusive na vida pública brasileira. Ao todo treze candidatos trans foram eleitos no país, destacando-se entre esses Duda Salabert do PDT de Belo horizonte e Linda Brasil do PSOL de Aracaju – SE. 

Em São Paulo foi eleita Erika Hilton do PSOL com 50.417 votos, primeira transexual negra eleita como vereadora da maior cidade do Brasil. No Rio de Janeiro elegeu-se a vereadora Mônica Benicio, viúva da vereadora Marielle Franco, negra e lésbica assassinada brutalmente em março de 2018. Um fator que contribuiu significativamente pela participação dos trans nesse pleito, foi a liberação para se apresentar com seus nomes sociais, substituindo aqueles que constam no registro de nascimento.

O pleito ocorreu normalmente, excetuando-se o atraso na divulgação dos resultados da apuração, informados algumas horas depois, em função de problemas de software no sistema nacional de apuração. Dois fatores devem ser considerados nesta eleição: a vontade do eleitor de eleger novos candidatos para vereadores e prefeitos e o alto índice de rejeição apontado nas urnas após a divulgação dos resultados, uma vez que, um grande número de candidatos se surpreendeu com a votação obtida muito inferior à esperada.

Com relação aos partidos políticos, a corda balançou para todos considerando o pleito anterior de 2016. Alguns ganharam municípios, outros perderam. É o caso do DEM, AVANTE é PP por exemplo, que aumentaram de 266, 12 e 495 para 459, 80 e 682 respectivamente. Outros perderam municípios, como por exemplo o MDB, PSDB e PSB que os reduziram de 1.035, 785 e 682 para 774, 512 e 495 respectivamente.  

Geraldo Ferreira da Paixão

Engenheiro e professor

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com     

terça-feira, 22 de setembro de 2020

BULLYING NAS ESCOLAS




Buying é a prática de atos violentos, praticados intencionalmente contra terceiros, seja na forma física, verbal ou psicológica O termo tem origem a partir do inglês “BULLY” que significa tirano, brigão, violento. O bullying é também considerado como uma forma de poder interpessoal, caracterizado pela agressão. O bullying pode levar o estudante vítima a perder a motivação pelo estudo e abandonar a escola. Em alguns casos, a atitude intempestiva do agressor, tanto pode se voltar contra si próprio, como tornar o agente agredido definitivamente incapaz...

 Vários fatores levam os estudantes ao desempenho escolar inferior, e o bullyng é considerado uma das formas mais relevantes nessa queda de rendimento. A interação entre gestão educacional, corpo docente e pais representa o circuito fechado no qual deverão ser centralizados os esforços no sentido de atuar minimizando os efeitos negativos e violentos do bullying. As instituições de ensino vêm ao longo dos anos implementando ações no sentido de reduzir o impacto do bullyng, porém as razões pelas quais uma pessoa se torna violento, estão relacionadas na maioria das vezes a fatores externos à escola. Dentre essas ações, deverão ser consideradas:

 a)    Redução da agressividade entre os estudantes;

b)    Melhorar o ambiente escolar;

c)    Melhorar o índice de aprendizagem dos alunos;

d)    Aplicar medidas de proteção ao patrimônio da instituição;

e)    Melhorar o relacionamento humano no centro educacional;

O bullying atua de forma direta e indireta. N forma direta, o agressor age diretamente, de forma presencial, enquanto na forma indireta a vítima está ausente. Normalmente, os agentes de bullyng se identificam através dos seguintes sinais:

a)    Apresenta um comportamento anti-social;

b)    É agressivo, inclusive com adultos;

c)    Entende sua agressividade como qualidade;

d)    Sente prazer e satisfação em dominar, controlar e causar danos e sofrimento a outros;

e)    São propensos ao absentismo e à evasão escolar;

f)     Tem tendência ao comportamento de risco, com o uso de tabasco, álcool, drogas e outros ilícitos;

g)    Maior incidência em crianças e adolescentes, com atributos anti-sociais, antes da puberdade e por muito tempo.

 Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com


quarta-feira, 16 de setembro de 2020

MAUS-TRATOS ENTRE IGUAIS

 O mau-trato entre iguais é um tipo de conflito muito comum entre as crianças nas escolas. Os especialistas o tratam como um assédio escolar, ou bullying. Ocorre no seio da escola com efeitos danosos para os alunos, e suas consequências podem ir muito além do que se imagina no processo educativo principalmente nas primeiras fases do sistema educacional.  

 

Caracteriza-se pela exposição agressiva sofrida de um colega ou de vários colegas e se tornando vítima em consequência das ações sofridas, muitas vezes repetidamente e por longo período de tempo. Para alguns estudiosos, o mau-trato é um comportamento prolongado e intimidador que pode atuar de várias formas como uma agressão física, uma rejeição social, humilhações etc. aplicados por um ou mais alunos visando submeter e controlar outros.

 O mau-trato, assim como outros conflitos escolares, apresenta algumas caraterísticas próprias e especiais como: 

  •  Desequilíbrio de poder: Ocorre nas desigualdades explicitas de poder físico, psicológico e social, gerando forças desiguais e conflitos entre os alunos; 
  • A intencionalidade/repetição: A intencionalidade aflora na forma agressiva repetidamente e por muito tempo causando na vítima impotência temores de novos ataques; 
  • A indefinição/personalização: Em geral, para esse caso, o mau-trato é acolhido como uma ação individual, ficando o aluno totalmente indefeso.   

Alguns conflitos escolares os quais os adultos dizem “ser coisas de crianças” ou que “isso foi assim a vida toda” podem ser indícios de maus-tratos, razão peça qual é de suma importância a identificação e a atuação preferencial em todos os casos semelhantes. O mau-trato se identifica através dos seguintes aspectos:

 Físico

Golpear, chutar ou empurrar alguém ou ameaçar faze-lo.

Obrigar alguém a fazer algo que não goste;

Roubar, esconder ou estragar coisas do outro.  

 Verbal

Apelidar, fazer piadas, provocar, insultar.

Mensagens desagradáveis, ameaçadoras (nota, pintura, mensagem por e-mail, por celular etc.).

Psicológico

Ações que atuam na autoestima do outro, fomentando uma sensação de insegurança e medo.

 Social

Negar a falar com alguém.

Selecionar, impedindo a participação do outro numa atividade.

Difundir mentiras e rumores para prejudicar o outro.

Obrigar o outro a fazer algo que não quer.

  Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

sábado, 5 de setembro de 2020

LIDANDO COM O ABSENTISMO ESCOLAR


En marcha el programa piloto del Plan Contra el Absentismo Escolar en  Manzanares – ValdeREC

O absentismo ou absenteísmo é uma ausência temporária ou definitiva causada por motivos diversos os quais, seguramente, influem no desenvolvimento e formação de uma pessoa. Significa o descumprimento de regras e regulamentos previamente acordados, não importando o ambiente de inserção no qual o absentismo se aplica. Pode dessa forma ocorrer no trabalho, na escola, na rua, no clube, ou em qualquer lugar e por motivos diversos, os quais demandam análises e estudos complexos de forma a inverter os resultados adversos, ocasionados pelas ausências e faltas no processo. Nesse contexto, situa-se o absentismo dentro das escolas, objeto de preocupações de gestores da educação, docentes e familiares.

 Não se trata somente de um problema social, pode ser financeiro, físico, de relacionamento com outras crianças, de relacionamento com a família e outros.  Quem de nós não se ausentou um dia da sala de aula sem a devida autorização do professor, pressupondo que tal fato não representaria tanto para nossa formação? Qualquer ausência à aula representa uma perda para o aluno, principalmente quando ocorre por longo tempo. Nesse caso, podem ocorrer implicações graves com as seguintes consequências:

a)    Queda no ritmo de aprendizagem;

b)    Irresponsabilidade e descompromisso dos envolvidos;

c)    Queda no rendimento escolar, podendo levar o aluno à desmotivação total pelo ensino;

d)    Abandono e fracasso escolar.

 O absentismo apresenta ainda alguns graus de dificuldades tais como:

a)    Impontualidade;

b)    Intermitências;

c)    Saídas do recinto em horário de aula;

d)    Ação direta de interferência com colegas de sala;

e)    Afeta os setores de maior marginalidade;

f)     Irresponsabilidade dos responsáveis;

g)    Constitui-se no primeiro passo para a marginalidade;

h)    Pode ser um problema físico-social da criança;

 Um simples problema educacional pode, portanto, se tornar a médio ou longo prazo, um grande problema social, cujo tratamento exigirá mais recursos financeiros da família, da União, mais dedicação da escola, dos professores, dos pais e da sociedade para a recuperação do aluno.

 Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...