domingo, 24 de janeiro de 2021

ENEM 2020 – FATOS DA APLICAÇÃO

 

 


O Enem 2020 foi aplicado nos dias 17,18, 23 e 24 de janeiro de 2021 na sua versão impressa. Segundo o Inep, todas as salas de aula foram devidamente preparadas com todas as condições e protocolos de segurança previstos para o covid-19 de tal forma a receber e disponibilizar para os alunos a tranquilidade necessária para fazer a sua prova. Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro serão aplicadas as provas na versão digital, conforme definido na matrícula pelo candidato. Será que todo o protocolo foi cumprido? Vejamos:


1 – Uso de máscara: obrigatório. Muitos alunos chegaram ao local de aplicação sem a máscara, só a colocando no momento de passar pelo portão de entrada, o que caracteriza a possiblidade de transmissão do vírus no trajeto e na aglomeração na porta de entrada. Foi observado que não foi exigido do candidato na hora da identificação, que baixasse a máscara, o que na visão de alguns candidatos é um risco que o Inep decidiu correr.

 2 – Uso de álcool gel: Deve ser disponibilizado pelo Inep a todos os alunos na portaria de entrada onde será realizada a prova, bem como, na entrada de todas as salas de aula onde será aplicado o exame. Os alunos poderiam conforme o protocolo, levar um frasco de álcool gel para sua utilização em sala de aula, porém muitos não o levaram.

3 – Uso de ar condicionado: Proibido pelo protocolo e todos os aplicadores foram orientados a abrir todas as janelas das salas de aula para melhorar a circulação de ar.

 

4 – Alimentos e água – De acordo com o protocolo, os candidatos devem levar água e alimentos que possam ser consumidos durante a prova. Alguns candidatos reclamaram da falta de orientação para o consumo desses alimentos.

 

4 – Faltas não justificadas: No primeiro dia de prova houve ausência de mais de 2,8 milhões de alunos, ou seja, uma abstenção de 51,5%. Muitos candidatos foram barrados na entrada da sala ou na portaria por superlotação. Os candidatos com faltas, isto é, que não compareceram para fazer a primeira etapa, tiveram que solicitar a reaplicação no site do Inep. Os aprovados foram convocados para fazer o exame dias 23 e 24 de janeiro. Quem não justificou ou não teve sua argumentação aceita, perdeu o Enem 2020 e não poderia fazer a segunda etapa da prova.,

 

5 – Distanciamento – obrigatório: No primeiro dia de prova foram muitas as reclamações com relação ao distanciamento obrigatório.  Segundo o estudante João Lucas de Moraes o distanciamento não cumpriu o protocolo. “eu estava a menos de 1(um) metro das pessoas ao meu redor” – afirmou. Muitos alunos reclamaram do pouco espaço entre as cadeiras, colocadas muito próximas umas das outras, não obedecendo o distanciamento mínimo.

 

6 – Manifestações:

O presidente da UBES Rosana barroso, disse que os distanciamentos foram possíveis devido às ausências dos candidatos. “O resultado foi um desastre, é a concretização de um projeto de destruição de sonhos, principalmente a juventude Negra”. O presidente da UNE, Iago Montalvão, foi mais além e disse: “o MEC. Mentiu, inclusive para a justiça quando disse que as medidas estavam garantidas, quando na prática não estavam”.

 

7– Municípios sem Enem:  Em 58 municípios não foi aplicada a primeira etapa do Enem 2020 por motivos diversos. A causa principal, é claro, foi a infestação do covid-19, caso do Amazonas, no qual 56 municípios não fizeram o Enem na primeira etapa. Esses municípios foram convocados pelo Inep e fizeram o exame nos dias 23 e 24 de janeiro.

 

Geraldo paixão

Engenheiro e professor

 

  

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...