quinta-feira, 11 de junho de 2020

DESAFIOS DAS AULAS ONLINE



Com a pandemia do coronavírus as escolas optaram pelo ensino online que altera completamente a rotina de professores, alunos e pais. Enquanto os docentes se adaptam no planejamento escolar com a nova metodologia, os alunos buscam se adaptar a tantas mudanças e dificuldades na aprendizagem, agora estudando em casa. Alunos que dispõem de celular, tablet ou computador têm acesso às aulas e material didático em tempo real, porem alunos sem essa conectividade, isto é, sem acesso às tecnologias recebem todos os materiais impressos através da escola e a resolução dos exercícios e entrega dos trabalhos segue um cronograma previamente definido.

Rede de ensino de inglês para crianças aposta em atividades ...
A partir do dia 18/05/2020 o Estado de Minas Gerais através da Secretaria de estado de Educação - SEE, lançou oficialmente o programa de ensino online, e disponibilizou na Rede Minas de Televisão através do programa “Se Liga na Educação”  todas as manhãs de segunda à sexta feira, o conteúdo das aulas .As escolas receberam da SEE as apostilas correspondentes para entrega aos alunos que não têm acesso a internet e não dispõem dos recursos tecnológicos. O sistema dispõe ainda do aplicativo “Conexão Escola” para dispositivo móvel no qual constam todo o conteúdo ministrado nas aulas online para eventual consulta.

Para os alunos de classe mais alta, a transição vem sendo tranquila com algumas dificuldades na forma didática aplicada pelos professores e dificuldades no feedback para os alunos. Muitos professores não estavam preparados para as aulas e tiveram que passar por um treinamento específico. Passar o conteúdo através do sistema online não é o grande problema. Difícil é o retorno do aluno e essa é uma das grandes dificuldades do sistema. Os alunos alegam que sem o professor para ajuda-los presencialmente, o aprendizado do conteúdo fica bem mais complicado. Para disciplinas como matemática e física por exemplo, as aulas ficam mais difíceis ainda – alegam os alunos..

O professor em qualquer sistema de ensino precisa dominar o conteúdo que está ministrando, bem como as tecnologias utilizadas.  “A preparação da aula pelo professor leva muito mais tempo. Tem que fazer mais slides e exercícios pois a aula online rende muito mais” – afirma a professora Fernanda Junqueira Franco de Poços de Caldas – MG. As aulas precisam ainda ter horários reduzidos, considerando que as crianças por força de lei não podem se expor por muito tempo em frente às telas. Por outro lado, com as aulas em casa, as crianças sentem falta das atividades recreativas, muito comuns no ensino infantil e fundamental. Exigir da criança a concentração na aula do professor ao mesmo tempo que está vendo seus colegas de sala através do computador, é também uma tarefa muito difícil.

Alguns estudantes receiam que as dificuldades do sistema online possam prejudica-los na prova do ENEM. Alguns professores estão inovando no sentido de despertar cada vez mais no aluno o interesse pelas aulas online. Vale destacar algumas características específicas do sistema online, tais como:
Estrutura – Acesso a computadores, falta de espaço e local adequado para estudar.
Relação família/escola - Dificuldades de contato, baixa escolaridade, e esgotamento do docente que muitas vezes tem que disponibilizar muito mais tempo para preparar as aulas. Ajuda imprescindível dos pais através do estabelecimento de uma rotina de estudo para os filhos.
Problemas sociais – Em determinados casos a falta da merenda comum nas escolas, evasão escolar e exposição à violência sexual, física e psicológica.   

 Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com


LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...