Um dos grandes problemas das instituições de ensino é o relacionamento
entre professores e gestores da educação. As dificuldades de reconhecimento e desempenho
das instituições pela comunidade, passam muito pelo relacionamento de seus
profissionais. Quando os pais procuram uma instituição para matricular seus
filhos, normalmente o fazem na instituição comprovadamente reconhecida. Mas
enfim, o que leva a instituição de ensino a obter este reconhecimento?
De uma forma geral, a instituição de ensino é como uma organização organizada
e devidamente constituída, com seus problemas e desafios e dever social bem
definido. Em qualquer unidade de ensino, a direção e gestão pedagógica, devem ambicionar
objetivos claros que, se ignorados, podem levar a instituição ao insucesso. O
relacionamento entre gestores e professores é sem dúvida, a mola mestra para
alavancar o reconhecimento da instituição no ambiente que atua. Bons gestores e
bons professores conduzem a instituição à eficácia nos resultados de
aprendizagem e, em consequência, aumenta o conceito da instituição com a
sociedade.
Uma boa gestão começa sempre no planejamento, com definição das diretrizes,
seja na estrutura administrativa, no zelo pela qualificação pedagógica, no
respeito à estrutura curricular de cursos, à comunidade acadêmica e à sociedade
como um todo. A força da estrutura consiste na vigília dessas variáveis, porém o
reflexo da boa gestão começa com o estreito relacionamento entre diretores e
professores, os quais devem desenvolver um trabalho em equipe, com muito
respeito mútuo. Uma gestão de resultados implica na manutenção de uma boa relação
interpessoal com toda a equipe, compartilhando lideranças e responsabilidades.
Pensar que os professores possuem super poderes é uma imagem errônea. Assim
como todo profissional, o docente tem preocupações e sentimentos muitas vezes
não compreendidos por alunos, colegas e gestores da educação. Reuniões entre
professores, gestores e coordenadores aproximam esses profissionais, facilitam
o relacionamento da equipe e novas ideias e sugestões estratégicas coesas
fortalecem as atividades internas e externas. A comunicação é um elo importante
de ligação e para isso, devem ser utilizados todos os recursos técnicos,
materiais e humanos disponíveis,
Enfim, o bom relacionamento entre professores, administrativos e
gestores da educação, refletirá nos resultados da instituição. Toda a equipe
deve atuar em conjunto, mas especificamente, professores e gestores têm o dever
de atuar num só objetivo, focando as ações indispensáveis para o crescimento e
desenvolvimento da equipe de educadores e da instituição como um todo. Bons
professores tornam a instituição reconhecida entre os alunos e seus pais, aumentado
a cada dia o marketing da escola. Por outro lado, professores menos qualificados
não são reconhecidos pelos discentes, muito menos pelos pais, representando
alto risco de macular o reconhecimento da escola na comunidade.
Geraldo
Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com