segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS NO VALE DO AÇO

 


Depois da volta conturbada das aulas presenciais no município de Coronel Fabriciano no final do ano passado, dessa vez foram os municípios de Timoteo e Ipatinga que resolverram iniciar o ano com os alunos na sala de aula.

A prefeitura de Timoteo anunciou para esta segunda feira o retorno das aulas presenciais, assim como Ipatinga que decidiu retornar também na próxima quarta feira.

Já falamos muito nesse microfone dos riscos decorrentes dessa tomada de decisão, mas nunca é demais abrir os olhos. mesmo que todos os procedimentos do protocolo de segurança contra a covid sejam  rigorosamente cumpridos, certamente essa medida favorecerá a contaminação do vírus.

o contato de professores, alunos e funcionários das intituições inevitavelmente vai facilitar a proliferação da doença, sendo de responsabilidade dos municípios todas as consequências da decisão.

Para todos os níveis, essa decisão é um desastre, porém para o ensino infantil é muito pior. Não existe uma forma pratica, segura, por mais rígida que seja, para controlar a máscara e o distanciamento dos meninos e meninas, inclusive com a adoção do sistema híbrido.

Para o nível fundamental, alunos de 6 a 15 anos, pode haver um melhor controle para evitar a contaminação, desde que todas as medidas  de segurança sejam tomadas e o sistema hibrido de ensino seja implantado.

É bom lembrar que o risco maior da contaminação do vírus pelos alunos e professores está no retorno para casa, expondo toda a família, principalmente os mais idosos  pais e avós, muitas vezes com comorbidades capaz de levar um ente querido para o hospital. O risco é grande e os municípios devem saber que têm que  responder pelos seus atos, inclusive criminalmente se for o caso. Esperamos que tal fato não ocorra e os pais ou responsáveis não necessitem dessa tomada de providências.

 

Gerado Paixão

Engenheiro e professor

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...