domingo, 17 de dezembro de 2017

VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL


Os atos de incivilidade e vandalismo ocorridos após o jogo flamengo x Independiente da Argentina na última quarta-feira, sinalizam a precária gestão da segurança para eventos dessa envergadura. Qualquer brasileiro com um pouco mais de formação, é capaz de observar nas idas e vindas da sua rotina, a exposição da sociedade brasileira a desmandos e crueldades, num convívio quase constante com a irresponsabilidade, a toda hora praticada e observada. As atrocidades, as vezes aterrorizantes, tomam conta da mídia, espalham o terror e a dor, superam o poder da inteligência e afronta a liberdade e os direitos de ir e vir, como definido na Constituição. Impotente, o cidadão fica à mercê da incapacidade das instituições de segurança, criadas exatamente para protege-lo. A falta de conhecimentos de gestão dessas mesmas instituições entretanto, não as credenciam como necessário, para o exercício do trabalho, colocando em risco a integridade e a segurança das pessoas. Na prática, o convívio social não é respeitado, e a violência campeia, qualquer que seja o evento, e muitas vezes, vidas são ceifadas e outras ficam com sequelas graves.
Resultado de imagem para violencia nos campos de futebol nos ultimos dez anos
Dentre tantos eventos nos quais toda essa indignação e medo é explicitamente praticada, está a violência nos estádios de futebol. A história nos relembra momentos angustiosos vividos pelos torcedores nos estádios, principalmente de jogos com grande fluência de público. O desleixo e o despreparo dos responsáveis, aclarou a indignação dos brasileiros ao ver uma série de atrocidades que nos conduz a uma incrédula sensação de um país com instinto de severa crueldade e má formação. O que se viu após a decisão do Sul-americano no Maracanã, não é possível admitir que tenha acontecido no Brasil, tamanha a grosseria e violência dos autores.

Toda essa violência, desorganização e irresponsabilidade, tem gerado ao longo dos anos muitas mortes, deixando famílias desabrigadas de tudo. A violência nos estádios de futebol é o reflexo de outros tipos de violência, com as quais convive o povo brasileiro neste momento de crise política, econômica e social. O problema é tão grave que numa visão realista, é fácil imaginar, mas difícil de compreender que uma solução para tais problemas não acontecerá num estalar de dedos. Acredito, que qualquer que sejam as alterações de gestão e segurança para jogos de futebol de grande porte, devem estas passar pela análise no mínimo, dos seguintes itens:
a)    Controlar e incentivar a venda de ingressos pela internet,
b)    Vender ingressos nas bilheterias do estádio somente até o dia anterior à data da partida;
c)    Controlar e agilizar a entrada dos torcedores portadores de ingresso no estádio;
d)    Aumentar a oferta de transporte coletivo;
e)    Limitar o perímetro do estádio para acesso somente a torcedores portadores de ingresso;
f)     Controlar a saída dos torcedores; uma torcida, depois a outra;

O sociólogo Mauricio Murad da UFRJ, em seu livro “Para Entender a Violência no Futebol”, afirma que 42 pessoas foram mortas até 2008 e que somente de 2007 a 2008 foram registradas 14 mortes. Em 2017, 176 pessoas já foram mortas devido à violência nos campos de futebol, representando uma média de 10,66 mortos por mês. Uma estatística incrível e vergonhosa para o Brasil. Veja abaixo, a distribuição anual do número de mortos:
2010 – 12 mortos;
2011 – 11 mortos;
2012 – 23 mortos
2013 – 30 mortos
2014 – 18 mortos
2015 – 16 mortos
2016 – 13 mortos
Até julho de 2017 – 11 mortos.

Vale acrescentar que, de acordo com o Uol Esporte, 70% dos torcedores que deixam de ir ao estádio, alegam problemas de violência. Dessas forma, os torcedores de bem se afastam e os conflitantes se aproximam, criando um ambiente propício para a violência. Esperamos que as autoridades estudem e coloquem em prática no menor tempo possível, uma forma concreta de acabar com essa violência nos estádios de futebol, eliminando de vez esse alto índice de mortalidade. 

Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

sábado, 16 de dezembro de 2017

REFORMA UNIVERSITÁRIA – PARTE XIII


TÍTULO II - DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SISTEMA FEDERAL DE ENSINO
CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 23. A educação superior no sistema federal de ensino compreende:
I - as instituições de ensino superior mantidas pela União; e
II - as instituições de ensino superior mantidas por pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado.

Art. 24. A organização da instituição de ensino superior deverá prever a existência de uma ouvidoria, cujo titular, servidor ou empregado da instituição, deverá ter estabilidade garantida no período de exercício de seu mandato e ser eleito diretamente pelos segmentos da comunidade institucional, na forma do seu estatuto ou regimento.

Art. 25. A organização da universidade e do centro universitário será definida por seus colegiados superiores, na forma de seus estatutos e regimentos, assegurada a participação no colegiado superior de representantes dos docentes, dos estudantes, do pessoal técnico e administrativo e da sociedade civil, observada a participação majoritária de docentes em efetivo exercício na instituição, sendo pelo menos cinqüenta por cento destes mestres ou doutores.

Parágrafo único. Nas universidades e nos centros universitários, comunitários ou particulares, os integrantes do colegiado superior indicados pela mantenedora não poderão exceder a vinte por cento da representação total, independentemente do cargo e da atividade que exerçam na instituição de ensino superior.

Art. 26. A universidade deverá constituir conselho social de desenvolvimento, de caráter consultivo, presidido pelo reitor, conforme disposto em seus estatutos, com representação majoritária e plural de representantes da sociedade civil externos à instituição, com a finalidade de assegurar a participação da sociedade em assuntos relativos ao desenvolvimento institucional da universidade e às suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Parágrafo único. O conselho social de desenvolvimento terá as seguintes atribuições, sem prejuízo de outras que lhe possam ser estatutariamente conferidas:

I - dar amplo conhecimento público das atividades acadêmicas da universidade, com vista à avaliação social de sua efetividade enquanto instituição;

II - acompanhar a execução do plano de desenvolvimento institucional; e


III - indicar demandas da sociedade para a fixação das diretrizes e da política geral da universidade, bem como opinar sobre todos os assuntos que lhe forem submetidos.

domingo, 3 de dezembro de 2017

QUANDO A INCOMPETÊNCIA CUSTA VIDAS

Resultado de imagem para ponte velha que liga fabriciano a tyimoteo

Embora sabidamente o povo brasileiro não saiba responder dignamente seus agressores, vivemos num ambiente no qual uma avalanche de imagens reais dessa natureza invadem nossa rotina. Dentre tantas, decidi escrever alguma coisa sobre um desses absurdos com o qual convivemos no dia a dia, porém aceitando passivamente a incompetência e irresponsabilidade daqueles que, apesar de ter à mão a solução definitiva do problema, se esquivam ou simplesmente se omitem de assumir sua responsabilidade, mesmo sabendo que sua inércia pode custar a vida de muitas pessoas e prejuízos à sociedade. Uma dessas imagens é a reforma da ponte que liga as cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo, que se arrasta há mais de cinco anos porque os vários acidentes ocorridos no local e a vida do trabalhador ceifada num desses acidentes, não foi capaz de sensibilizar a irresponsabilidade, insensatez e incapacidade funcional dos políticos e administradores envolvidos.

Em dezembro de 2012 um laudo do Denit interditou essa ponte, chamada ponte velha, por problemas de segurança. Com a interdição, o transito foi totalmente desviado para a ponte nova que liga as duas cidades, passando pelo centro de Coronel Fabriciano. Em 2013, o Denit decidiu liberar a ponte para carros de passeio e colocou blocos de concreto ao longo da pista e nas entradas, impossibilitando a passagem de carros pesados que continuaram passando pela ponte nova. Neste período, isto é, desde a sua interdição, vários acidentes ocorreram no local, destacando-se o do pedestre arremessado por um veículo sobre os trilhos da linha férrea que passa embaixo da ponte, com morte instantânea.

Com gestões constantes junto ao Denit para a solução do problema, diretores da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano e entidades de classes da cidade se mobilizaram para agilizar a liberação dos serviços de reforma da ponte, sem contudo obterem sucesso. Vários compromissos foram assumidos pelo Denit para entrega da ponte reformada à comunidade, porém tais compromissos acabaram ficando no esquecimento e os usuários mais uma vez prejudicados.  Enquanto isso, mais prejuízos e vidas poderão ser perdidas no local. Esta é a meu ver, uma oportunidade para o Ministério Público se manifestar, demonstrando seu interesse e compromisso com as responsabilidades individuais e coletivas e a força da justiça nesse país.

A entrega da ponte reformada deveria ser um compromisso imediato do Denit à comunidade desde sua interdição, evitando assim os acidentes ocorridos no local. Entretanto, a incompetência e irresponsabilidade dos envolvidos, causou prejuízos à comunidade e tirou a vida de uma pessoa, deixando sua família desprotegida. Quem será responsabilizado por esses crimes? A exemplo do que acontece com a maioria dos casos semelhantes no Brasil, ninguém será punido, e a situação vem se tornando cada vez mais insuportável, mais grave, com a demora pela reforma e o consequente risco de exposição dos usuários a novos acidentes, bem como de novas vidas que poderão ser excluídas do seio de seus familiares.


Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

IPATINGA FC – DO SONHO À REALIDADE

 Resultado de imagem para IPATINGA FC

Fundado em 1998, o Ipatinga FC teve um crescimento meteórico chegando ao título de campeão mineiro de futebol em 2005, superando os tradicionais Cruzeiro, Atlético e América Mineiro. Em 2006, noutra campanha inédita, o quadricolor do vale do Aço foi vice-campeão mineiro, depois de fazer uma campanha brilhante em toda a competição e perder o título para o Cruzeiro. Neste mesmo ano, chegou às semifinais da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Flamengo que por sinal foi o Campeão brasileiro daquele ano. O acesso à Série A do Campeonato Brasileiro ocorreu em 2007, e no ano seguinte caiu para a Série B e depois para a Série C. A partir daí, e em queda livre, começou a decadência do clube, voltando a se reestruturar em 2016 sob o comando do presidente Cristiano Araújo. Em 2017 foi campeão mineiro da segunda divisão, classificando-se para o Módulo II do campeonato Mineiro de 2018. Hoje, o Ipatinga FC é uma realidade que renasce

O Ipatinga FC foi e será sempre o xodó do torcedor do Vale do Aço. Mesmo nos jogos de menor expressão, a torcida sempre se fez presente, contagiando jogadores, levando seu calor e entusiasmo a todos. O público de todas as partidas da segunda divisão do campeonato mineiro deste ano, foi superior a 2.500 torcedores e em algumas maior que 5.000 presentes. O torcedor ipatinguense sentia a falta de um clube de futebol profissional que o representasse e o Ipatinga FC veio preencher este espaço. O projeto que levou o Ipatinga FC a se tornar campeão mineiro da segunda divisão, credencia a atual diretoria a voar mais alto, participando de competições de maior envergadura. Por outro lado, clama pela participação do torcedor que deve abraçar o projeto de crescimento do clube, prestigiando e colaborando com a atual diretoria.

Assisti todas as partidas do Ipatinga FC este ano no Ipatingão e vi como a torcida está abraçando o projeto do clube. Ipatinga agora é uma só voz. Parece que a cidade nasceu de novo. Tudo gira em torno do Ipatinga FC. O povo abraçou o projeto e todos, idosos, jovens, adolescentes, crianças, comércio, entidades sindicais, sociais, esportivas vivem o novo momento do time. Até quem nunca foi a campo eu já vi lá. Alguns até me procuraram para saber como entrar no estádio, se tem lugar pra sentar, onde ficar etc., coisas de quem nunca entrou no Ipatingão. Outro dia, levei um amigo ao estádio e ele ficou maravilhado com a beleza que viu e depois me confidenciou que assistirá todas as partidas daqui para frente.

A boa fase do Ipatinga FC elevou a autoestima e confiança dos torcedores. A cidade, bem como os empresários, instituições de serviços e poder público, participam do projeto contribuindo e auxiliando a diretoria na participação dos custos. O projeto básico é o acesso à elite do futebol mineiro em 2019, e para isso, precisamos abraçar o Módulo II em 2018 como foi feito na segunda divisão do campeonato mineiro deste ano. Este é um projeto com o qual todos sairemos ganhando: o torcedor por ter um time do coração, competitivo; a cidade pela importância que o Ipatinga Futebol Clube representa, elevando e divulgando seu nome Brasil afora, como um autêntico embaixador, e isso sim, precisa ser reconhecido por todos nós cidadãos e em especial, pelo poder público do município.

 Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

REFORMA UNIVERSITÁRIA – PARTE XII


Seção V - Do Plano de Desenvolvimento Institucional

Art. 19. As instituições de ensino superior deverão elaborar seus planos de desenvolvimento institucional, contendo:

I - projeto pedagógico da instituição e de cada um de seus cursos, identificando sua vocação educacional, definindo os campos do saber de sua atuação e explicitando, quando for o caso, a proposta de criação de cursos congêneres aos já oferecidos;

II - demonstração da relação entre o projeto pedagógico, a finalidade da educação superior e o compromisso social da instituição;

III - perspectiva de evolução da instituição no período de vigência do plano de desenvolvimento institucional; e

IV - análise do cumprimento do plano de desenvolvimento institucional anterior.

Parágrafo único. O plano de desenvolvimento institucional, bem como seus aditamentos, será analisado em sua consistência e regularidade formal pelas instâncias competentes.

Seção VI - Da Educação Superior no Sistema Estadual de Ensino

Art. 20. A educação superior nos sistemas estaduais de ensino compreende:

I - as instituições de ensino superior estaduais e municipais; e

II - órgãos e entidades de natureza pública, estaduais ou municipais, vinculados à educação superior no âmbito dos respectivos Estados e do Distrito Federal.

Parágrafo único. Os sistemas estaduais de ensino têm como órgão normativo da educação superior os respectivos Conselhos de Educação, conforme legislação própria.

Art. 21. Compete aos sistemas estaduais de ensino e ao sistema de ensino do Distrito Federal a definição das normas aplicáveis ao funcionamento das instituições de que trata o art. 20, especialmente quanto à função regulatória, excetuando-se os cursos e programas de pós-graduação stricto sensu e a modalidade de educação a distância, e observadas as normas gerais estabelecidas em lei federal.


Art. 22. A União poderá participar do financiamento das instituições estaduais e municipais de ensino superior, mediante convênios ou consórcios públicos, na forma da Lei no 11.107, de 6 de abril de 2005, com o compromisso de expansão da oferta de vagas e de qualificação dos cursos e programas, inclusive visando à criação de novos estabelecimentos e cursos de ensino superior, observada a legislação do respectivo sistema de ensino e a existência de dotação orçamentária específica.

ONDE ESTÁ O SUBMARINO ARGENTINO?



Resultado de imagem para submarino argentino desaparecidoContinua a busca internacional pela localização do submarino argentino ARA SAN JUAN, desaparecido desde o dia 15 deste mês com 44 tripulantes a bordo, numa missão de treinamento. O submarino de fabricação alemã, sumiu dos radares a 432km da costa patagônica, provavelmente por um problema elétrico no sistema de baterias. No momento que submergiu, o submarino fazia o trajeto de Ushuaia no sul da Argentina, e a base naval de Mar del Plata, no norte do país. No local é comum ondas de 2 a 8 metros de altura. Neste momento, mais de 4.000 pessoas entre argentinos e estrangeiros trabalham nas buscas, numa área de aproximadamente 400km quadrados. A ansiedade pela localização do equipamento e salvar a tripulação, tem gerado alarmes falsos como ruídos e chamadas via satélite.

Os submarinos são fabricados para não serem detectados, pois atuam em operações secretas de vigilância, e por isso, não são localizados facilmente. Desde o desaparecimento, as buscas são integradas, com vários países prestando sua colaboração como EUA, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai, com navios, aviões e outros equipamentos de varredura desde a superfície até o fundo do mar.

Esse acidente nos lembra a morte de 118 pessoas no início de 2000, quando desapareceu no Oceano Ártico o submarino russo KURSK após uma explosão no compartimento de armas. Considerado na época indestrutível pelos russos, era um equipamento de guerra. Os russos além de divulgarem com atraso o desaparecimento, não aceitaram ajuda de outros países. Em agosto de 2000 o KURSK foi localizado e só foi içado em outubro de 2001.

Segundo informações veiculadas pela imprensa argentina, o submarino tem autonomia de alimentos e oxigênio para 7 dias, tempo que expira amanhã 22/11/2017. Por este motivo, a expectativa é muito grande pela localização do submarino. À medida que o tempo vai passando, cresce a esperança dos familiares dos tripulantes, gerando uma impotência incontida com a não localização do submarino. Não é difícil imaginar a expressão de dor de cada membro dos familiares da tripulação, imaginando a chegada de cada um em casa, como se voltassem de um passeio.

Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

sábado, 11 de novembro de 2017

O MICRO-ONDAS FAZ MAL À SAÚDE?


O micro-ondas é um aparelho eletrodoméstico muito utilizado atualmente por possuir uma característica especial de contribuir no preparo dos alimentos, facilitando a vida das pessoas na correria do dia a dia. A pergunta é: o micro-ondas faz mal à saúde? Antes de entrar nesse mérito, é bom saber como o micro-ondas funciona.

Resultado de imagem para MICROONDAS
Na verdade, o micro-ondas funciona com base na utilização de ondas eletromagnéticas de alta frequência, da ordem de 2,45GHZ, coincidindo com a frequência de ressonância da água. Assim, a radiação excita as moléculas assimétricas da água, óleo e açúcar. Quando o aparelho é ligado, as ondas de radiação são refletidas nas paredes metálicas várias vezes sobre o alimento, aumentando a energia interna das moléculas e provocando o aumento da temperatura e o consequente aquecimento. Esse processo de transferência de energia e excitação molecular é denominado condução.

A radiação do micro-ondas penetra nos alimentos fazendo o cozimento dos mesmos por dentro e não a partir da superfície como ocorre nos fornos convencionais. As moléculas do vidro e do plástico por terem frequência simétricas, não podem ser excitadas pela radiação eletromagnética na mesma velocidade. Para compensar, quando utilizados para o aquecimento da comida, o prato utilizado para o cozimento do alimento contribui para aumentar a temperatura e o aquecimento. Neste caso, evitar a utilização de pratos ou vasilha de plástico uma vez que toxinas cancerígenas podem passar desse material para o alimento.

Embora tenhamos conhecimento dos riscos com a utilização de radiações eletromagnéticas, a maioria tem em sua casa um forno de micro-ondas. Ha muita controvérsia com relação aos riscos com a radiação, mas a maioria prefere correr esse risco que perder os benefícios do micro-ondas. Especialistas apontam vários riscos, dentre eles o aumento do estresse oxidativo (envelhecimento), a perda de nutrientes pela vibração das células, a formação de toxinas depois do cozimento, a contaminação dos alimentos por radiação e outros.

Para evitar maiores consequências, são feitas as seguintes recomendações:
a)    Não cozinhar os alimentos por tempo excessivo (alta temperatura):
b)    Não ficar muito tempo exposto ou próximo do aparelho, principalmente na retirada do alimento do micro-ondas;
c)    Trocar o aparelho por um mais novo. Aparelhos velhos são mais nocivos à saúde;
d)    Não utilizar o plástico para cozinhar os alimentos (liberação de dioxinas).

Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

VOCÊ SABE O CUSTO DOS POLÍTICOS BRASILEIROS?


Embora a democracia não tenha preço, temos que admitir que o Congresso Nacional é muito caro. O orçamento de 10,2 bilhões de reais previstos para este ano, certamente contribuiu para elevar o rombo dos 159 bilhões previstos para 2018. O custo do Congresso Nacional incluindo os salários e benefícios dos 594 parlamentares – 513 na Câmara dos Deputados e 81 no Senado Federal, situa-se entre os maiores do mundo, só perdendo para os EUA. Neste orçamento, estão inclusas despesas com pessoal das duas casas (só na Câmara mais de 16.000 funcionários), mais investimentos, manutenção, energia, água, comunicação etc.

O quadro abaixo nos dá uma ideia clara do custo dos parlamentares brasileiros incluídos no bolo do orçamento de 2017. Os 513 deputados custam anualmente 977,345 milhões de reais, ou seja, aproximadamente 158.8 mil cada um por mês. Os parlamentares do Senado Federal por sua vez custam 154,317 milhões de reais, isto é, um desembolso mensal de aproximadamente 158.76 mil para cada senador. No total, o custo dos parlamentares das duas casas soma quase 1.132 bilhões de reais com um desembolso mensal de aproximadamente 158.81 mil para cada parlamentar.

O alto preço que pagamos pelos parlamentares torna-se um despropósito, tendo em vista a péssima imagem que os mesmos transmite aos eleitores. Os benefícios exagerados e a corrupção quase generalizada deixa a impressão que a política é apenas um recurso para o enriquecimento ilícito. Além dos benefícios citados no quadro abaixo, observar que todos os parlamentares têm direito a um plano de saúde para si e seus dependentes, com valores ilimitados. Muito próximos de uma nova eleição, a descrença nos políticos brasileiros é quase um consenso. Raro é encontrar um eleitor capaz de declinar um candidato para as eleições de 2018.

Com salários e benefícios elevados e o alto índice de corrupção que envolvem os parlamentares brasileiros, ainda assim a política é necessária em qualquer regime. Como em qualquer outra atividade, dentre tantos aproveitadores, corruptores e corruptos, temos também políticos honestos, que defendem os direitos dos eleitores e trabalhadores, bem como trabalham diuturnamente na defesa dos interesses relativos ao crescimento e desenvolvimento do país. A esses, que não são muitos na atual conjuntura política brasileira, devemos reverenciar e bater palmas, uma vez que é extremamente difícil manter a idoneidade e o reconhecimento público nesse setor da vida pública sem se envolver com tantos corrompedores e trapaceiros.      
  

CUSTO DOS PARLAMENTARES NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
MÊS/ANO

 Nº DE
 DEPUTADOS
 SALARIO
 MENSAL
 CUSTO
 MENSAL
OUT/17
513,00
33.763,00
17.320.419,00
AUX. ALUGUEL
DESP.COM GABINETE
ATIV.PARLAM (VALOR MÉDIO)
CUSTO MENSAL
    5.500,00
               82.000,00
                37.500,00
           64.125.000,00
CUSTO FINAL NO MÊS
                                                 81.445.419,00
CUSTO FINAL NO ANO
                                               977.345.028,00
OBS: Não foi considerado o benefício com a saúde do parlamentar e de seus dependentes (ilimitado).

CUSTO DOS PARLAMENTARES DO SENADO FEDERAL
MÊS/ANO

 Nº DE  
 SENADORES
 SALARIO
 MENSAL
 CUSTO
 MENSAL
OUT/17
                        81,00
                33.763,00
             2.734.803,00
AUX. ALUGUEL
DESP.COM GABINETE
ATIV.PARLAM (VALOR MÉDIO)
CUSTO MENSAL
    5.500,00
               82.000,00
                37.500,00
           10.125.000,00
CUSTO FINAL NO MÊS
                                                 12.859.803,00


CUSTO FINAL NO ANO
                                               154.317.636,00


OBS: Não foi considerado o benefício com a saúde do parlamentar e de seus dependentes (ilimitado)
CUSTO TOTAL NO MÊS (CÂMARA +SENADO)
94.305.222,00
 CUSTO TOTAL NO ANO (CÂMARA + SENADO)
1.131.662.664,00
  
Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...