sábado, 11 de novembro de 2017

O MICRO-ONDAS FAZ MAL À SAÚDE?


O micro-ondas é um aparelho eletrodoméstico muito utilizado atualmente por possuir uma característica especial de contribuir no preparo dos alimentos, facilitando a vida das pessoas na correria do dia a dia. A pergunta é: o micro-ondas faz mal à saúde? Antes de entrar nesse mérito, é bom saber como o micro-ondas funciona.

Resultado de imagem para MICROONDAS
Na verdade, o micro-ondas funciona com base na utilização de ondas eletromagnéticas de alta frequência, da ordem de 2,45GHZ, coincidindo com a frequência de ressonância da água. Assim, a radiação excita as moléculas assimétricas da água, óleo e açúcar. Quando o aparelho é ligado, as ondas de radiação são refletidas nas paredes metálicas várias vezes sobre o alimento, aumentando a energia interna das moléculas e provocando o aumento da temperatura e o consequente aquecimento. Esse processo de transferência de energia e excitação molecular é denominado condução.

A radiação do micro-ondas penetra nos alimentos fazendo o cozimento dos mesmos por dentro e não a partir da superfície como ocorre nos fornos convencionais. As moléculas do vidro e do plástico por terem frequência simétricas, não podem ser excitadas pela radiação eletromagnética na mesma velocidade. Para compensar, quando utilizados para o aquecimento da comida, o prato utilizado para o cozimento do alimento contribui para aumentar a temperatura e o aquecimento. Neste caso, evitar a utilização de pratos ou vasilha de plástico uma vez que toxinas cancerígenas podem passar desse material para o alimento.

Embora tenhamos conhecimento dos riscos com a utilização de radiações eletromagnéticas, a maioria tem em sua casa um forno de micro-ondas. Ha muita controvérsia com relação aos riscos com a radiação, mas a maioria prefere correr esse risco que perder os benefícios do micro-ondas. Especialistas apontam vários riscos, dentre eles o aumento do estresse oxidativo (envelhecimento), a perda de nutrientes pela vibração das células, a formação de toxinas depois do cozimento, a contaminação dos alimentos por radiação e outros.

Para evitar maiores consequências, são feitas as seguintes recomendações:
a)    Não cozinhar os alimentos por tempo excessivo (alta temperatura):
b)    Não ficar muito tempo exposto ou próximo do aparelho, principalmente na retirada do alimento do micro-ondas;
c)    Trocar o aparelho por um mais novo. Aparelhos velhos são mais nocivos à saúde;
d)    Não utilizar o plástico para cozinhar os alimentos (liberação de dioxinas).

Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...