domingo, 3 de dezembro de 2017

QUANDO A INCOMPETÊNCIA CUSTA VIDAS

Resultado de imagem para ponte velha que liga fabriciano a tyimoteo

Embora sabidamente o povo brasileiro não saiba responder dignamente seus agressores, vivemos num ambiente no qual uma avalanche de imagens reais dessa natureza invadem nossa rotina. Dentre tantas, decidi escrever alguma coisa sobre um desses absurdos com o qual convivemos no dia a dia, porém aceitando passivamente a incompetência e irresponsabilidade daqueles que, apesar de ter à mão a solução definitiva do problema, se esquivam ou simplesmente se omitem de assumir sua responsabilidade, mesmo sabendo que sua inércia pode custar a vida de muitas pessoas e prejuízos à sociedade. Uma dessas imagens é a reforma da ponte que liga as cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo, que se arrasta há mais de cinco anos porque os vários acidentes ocorridos no local e a vida do trabalhador ceifada num desses acidentes, não foi capaz de sensibilizar a irresponsabilidade, insensatez e incapacidade funcional dos políticos e administradores envolvidos.

Em dezembro de 2012 um laudo do Denit interditou essa ponte, chamada ponte velha, por problemas de segurança. Com a interdição, o transito foi totalmente desviado para a ponte nova que liga as duas cidades, passando pelo centro de Coronel Fabriciano. Em 2013, o Denit decidiu liberar a ponte para carros de passeio e colocou blocos de concreto ao longo da pista e nas entradas, impossibilitando a passagem de carros pesados que continuaram passando pela ponte nova. Neste período, isto é, desde a sua interdição, vários acidentes ocorreram no local, destacando-se o do pedestre arremessado por um veículo sobre os trilhos da linha férrea que passa embaixo da ponte, com morte instantânea.

Com gestões constantes junto ao Denit para a solução do problema, diretores da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano e entidades de classes da cidade se mobilizaram para agilizar a liberação dos serviços de reforma da ponte, sem contudo obterem sucesso. Vários compromissos foram assumidos pelo Denit para entrega da ponte reformada à comunidade, porém tais compromissos acabaram ficando no esquecimento e os usuários mais uma vez prejudicados.  Enquanto isso, mais prejuízos e vidas poderão ser perdidas no local. Esta é a meu ver, uma oportunidade para o Ministério Público se manifestar, demonstrando seu interesse e compromisso com as responsabilidades individuais e coletivas e a força da justiça nesse país.

A entrega da ponte reformada deveria ser um compromisso imediato do Denit à comunidade desde sua interdição, evitando assim os acidentes ocorridos no local. Entretanto, a incompetência e irresponsabilidade dos envolvidos, causou prejuízos à comunidade e tirou a vida de uma pessoa, deixando sua família desprotegida. Quem será responsabilizado por esses crimes? A exemplo do que acontece com a maioria dos casos semelhantes no Brasil, ninguém será punido, e a situação vem se tornando cada vez mais insuportável, mais grave, com a demora pela reforma e o consequente risco de exposição dos usuários a novos acidentes, bem como de novas vidas que poderão ser excluídas do seio de seus familiares.


Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...