segunda-feira, 23 de outubro de 2017

OUTUBRO VERMELHO


O outubro rosa, assim chamado em homenagem ao mês que é realizada intensa campanha contra o câncer de mama em todo o Brasil, foi palco este ano de duas tragédias inesquecíveis; a primeira dia 5, na cidade de Janaúba, região norte de Minas Gerais quando o vigia de uma creche utilizando gasolina, ateou fogo numa sala repleta de crianças, matando dois adultos, nove crianças e deixando outras quarenta e oito feridas. A segunda ocorreu dia 20, no Colégio Goyases de Goiânia – Go, quando um adolescente de 14 anos utilizando uma pistola 40, tirou a arma da mochila. matou dois colegas e feriu outros 4, todos adolescentes.

Difícil imaginar o que poderia levar qualquer ser humano a praticar tais atrocidades. Por mais distúrbios psicos e emocionais envolvidos, fica sempre a pergunta como conseguimos tamanha coragem para a prática de tais delitos contra próprios irmãos. Em ambas as tragédias, suspeita-se que os autores eram portadores de problemas psicológicos que os levaram à pratica impensada dos atos.

Na primeira tragédia, o vigia Damião Soares dos Santos, 50 anos, que além de autor foi também uma das vítimas, era tido como pessoa não muito recomendada, tendo em vista seus problemas psicológicos e de relacionamento. Na segunda tragédia, o adolescente autor dos disparos sofria bullying dos colegas, que o chamavam de fedorento por não usar desodorante.

Ambas as tragédias, deixam um legado de muito sofrimento não só aos familiares das vítimas, mas também dos autores. Até quando a dor pela perda dos filhos queridos, ainda tão jovens, continuará martirizando o coração dos pais, familiares e amigos? Mesmo para os autores, especialmente da tragédia de Goiânia, o legado deixado aos pais certamente não apagará a imagem de que algo poderia ter sido feito para evitar a tragédia; a arma deixada em local de fácil acesso pelos pais do adolescente, agentes da polícia, permitiu que este a guardasse carregada na mochila à noite e a levasse para a sala de aula no dia seguinte.  

As causas que nos induzem a cometer trais atrocidades são diversas. Mais que corrigir, devemos diariamente manter uma postura de prevenção, de avaliação de tudo e de todos à nossa volta, imaginando a possibilidade de ter sempre o adverso em nosso caminho. Algumas observações são muito importantes, como conhecer melhor as pessoas com as quais convivemos, suas reações e possibilidades, avaliar diariamente os filhos, suas reações e argumentos, o que estão fazendo, orientá-los. Muitas vezes somos infiéis aos nossos conceitos, e a tomada de decisão é sempre o próximo passo mais importante.



Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com 

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...