A educação brasileira,
considerando a importância e necessidade de impulsionar o conhecimento para o
desenvolvimento nacional, vem ao longo dos anos passando por transformações irregulares
e inconsistentes, uma vez que, muito pouco evoluímos, ao contrário de alguns
países, que mesmo considerados de menor expressão, obtiveram resultados muito
mais expressivos que o Brasil. Levando-se em consideração os níveis atuais de
ensino do sistema nacional, é fácil perceber que as reformas até agora implantadas,
não atenderam os anseios dos estudantes e da sociedade, aí incluindo a maioria
dos docentes, com resultados pouco representativos. A base da formação de
qualquer cidadão, está na escolha correta da instituição na qual irá iniciar e
concluir seus estudos, seja na educação infantil, ensino fundamental, ensino
médio ou superior, o importante é despertar no discente a curiosidade e o
interesse pela ciência e inovação tecnológica. A formação assim desenhada para
nossas crianças e adolescentes certamente encaminhará o estudante a se render
sempre à curiosidade, à busca pelo saber, pela ciência, podendo dessa forma, desenvolver
todo seu potencial. Na realidade, nossa educação sempre foi tratada como um
menino pobre porém, com preeminentes reconhecidos, de grande potencial. Assim,
apesar de ser considerada fonte indispensável para o crescimento nacional, a má
gestão da educação muito tem contribuído para baixar o nível do Brasil no
ranking mundial.
Para se ter uma ideia do nosso atraso
em educação, em recente publicação da Associação Brasileira de Educação, Guia
do Estudante e Revista Veja, o Brasil situa-se em 39º lugar entre 40 potências
mundiais pesquisadas, só ganhando da Indonésia, última colocada. Finlândia,
Coréia do sul, Hong Kong e Japão são os países mais desenvolvidos. Segundo o
Superintendente da Pearson no Brasil Mekler Nunes, figurar entre os 40 do
ranking é uma boa notícia, pois demonstra que apesar dos sérios problemas na nossa
educação, seguimos merecendo a confiança internacional. "Se por um lado é ruim, por outro mostra que estamos fazendo
nosso dever de casa na gestão educacional. Esse é o grande passo que toda nação
tem de dar." – disse Mekler. Segundo as mesmas fontes, as potências mais
desenvolvidas em educação são exatamente aquelas que prezaram por uma cultura
educacional enraizada na sociedade, com a valorização dos docentes e dos
profissionais qualificados.
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Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail:
geraldoferreiradapaixao@gmail.com