sábado, 27 de outubro de 2018

O SEGUNDO TURNO E A IMPORTÂNCIA DO VOTO




Resultado de imagem para IMPORTANCIA DO VOTO
Segundo os principais dicionários da língua portuguesa, eleição é a escolha por sufrágio de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, exercerem o papel de representantes da nação. No Brasil, a eleição é realizada por voto direto, secreto e obrigatório para a maioria, sendo realizada de quatro em quatro anos, para a escolha do presidente, deputados federais, deputados estaduais, senadores, vereadores e prefeitos. O voto é obrigatório para cidadãos de 18 a 70 anos. Para jovens de 16 e 17 anos e para os idosos com mais de 70 anos, o voto é facultativo, e o comparecimento às urnas é apenas um direito. A primeira eleição realizada no território nacional, ocorreu em 1532, através da qual se elegeram prefeito, vice-prefeito e vereadores para a Vila São Vicente – São Paulo.

O papel do eleitor não termina depois das eleições. Sua principal atribuição é exercer a função de fiscalizar as atividades dos eleitos, especialmente aqueles que ajudou a eleger, auditando e cobrando suas responsabilidades com a sociedade. Existem várias formas para cumprir este papel fiscalizador, o principal deles é de se manter informado das ações dos representantes eleitos. Em todas as democracias do mundo, o voto é um direito do cidadão, que, através dele, manifesta sua preferência, escolhendo seus representantes para responder pelos destinos de um povo.

No próximo dia 28 de outubro vamos às urnas para escolher nossos representantes para presidente e governadores. Neste momento, é importante pensar no voto consciente, responsável, lembrando a importância da política em nossas vidas. Aqueles os quais elegermos, dirigirão o destino de nossas vidas, poderão aumentar ou diminuir impostos, criar ou não mais empregos, enfim, influirão diretamente na nossa qualidade de vida. Muitos falam que todos os políticos são iguais, corruptos e ladrões, porém, não é bem assim, muitos são dedicados e, procuram exercer um bom trabalho. O direito de escolher legitimamente seus representantes, exige dos eleitores o dever de respeitar a dignidade do voto, impondo livremente sua vontade, escolhendo com consciência, critério e responsabilidade os melhores representantes para o povo brasileiro.

EJA MAIS INFORMAÇÕES EM: www.gpservicosengenharia.com.br www.gefepaixao.blogspot.com.br
.   .

Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...