segunda-feira, 6 de abril de 2020

A DANÇA DOS TÉCNICOS DE FUTEBOL E A INCLUSÃO DOS ESTRANGEIROS



Há um questionamento crescente no futebol profissional brasileiro ligado à forma como atuam as equipes e o rendimento das mesmas, ou seja, como jogam tática e tecnicamente seguindo a orientação técnica recebida para alcançar o mais alto nível de desempenho e resultados esperados. È comum a avaliação do rendimento pelo numero de pontos ganhos em relação ao número de pontos disputados. Este rendimento tem determinado no Brasil a permanência ou não do técnico, o que na pior hipótese, é um castigo aplicado ao profissional que normalmente não tem o tempo necessário para a preparação do time de acordo com um planejamento prévio. Assim, a maioria desses profissionais acaba por perder o emprego por baixo rendimento. Para se ter uma ideia, sabe-se que dos últimos dez técnicos que passaram pelo Flamengo, apenas três estão no mercado; Luxemburgo, Reinaldo Rueda e Dorival Junior. O fato é que os técnicos brasileiros veem sendo muito questionados por rendimentos abaixo do esperado, o que levou algumas equipes a recorrer ao mercado internacional na busca desses profissionais.

Técnico do Flamengo testa positivo para coronavírus | Jornal Midiamax
Quatro dos grandes clubes brasileiros são treinados por técnicos estrangeiros: os portugueses Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira do Flamengo e Santos respectivamente e os argentinos Eduardo Coudet e Jorge Sampaoli,  técnicos do Internacional de Porto Alegre e do Atlético Mineiro respectivamente. O Avai de Santa Catarina trouxe o português Augusto Inácio para voltar com o time para a Série A do futebol brasileiro. O fato é que a importação dos técnicos  de fora do País tem demonstrado o acerto dos diretores na contratação do comandante estrangeiro, tendo em vista as campanhas até agora obtidas..
Essa busca constante dos clubes brasileiros por resultados cada vez melhores, tem deixado treinadores brasileiros da prateleira de cima desempregados como Felipão, Abel Braga, Guga, Osvaldo Oliveira, Mano Menezes, Marcelo Oliveira, Paulo Autuori e outros como Celso Roth, Fábio Carille, Wagner Mancine, Zé Ricardo, Ricardo Gomes, Jose Ventura, Barbieri e outros. Claro que os técnicos brasileiros não concordam muito com a ideia de que seus conceitos estejam desatualizados, porém é importante que façam uma auto avaliação, considerando a oportunidade de rever estes conceitos, sejam eles técnicos, táticos, etc., aplicados pelos estrangeiros.

Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com 

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...