quinta-feira, 20 de junho de 2019

EDUCAÇÃO BÁSICA DE IPATINGA EM DESTAQUE


Resultado de imagem para google for education
A exemplo da maioria das prefeituras mineiras, Ipatinga não dispõe dos recursos para uma gestão eficaz do município. Mesmo assim, o trabalho até então desenvolvido pela atual administração tem logrado êxito em várias áreas com obras em andamento e atuação constante nas áreas de saúde, educação, saneamento básico e outras. Um dos projetos mais relevantes em execução que merece um destaque especial, é o “Google For Education” da Secretaria de Educação. Trata-se de um projeto que visa implantar no ensino fundamental da cidade um ambiente virtual nas salas de aula. Assim, no dia 04 deste mês, a Prefeitura Municipal de Ipatinga entregou a 10.000 alunos da rede pública 2.800 chromebooks, que já estão sendo utilizados em 27 unidades de ensino. Sem dúvida, um relevante upgrade no ensino básico do município, uma vez que poucas instituições no país implantaram projetos semelhantes.

O “Google for education” é um novo método de ensino didática-pedagógico  que  vem ganhando espaço  entre as melhores instituições de ensino básico do Brasil, especialmente no Paraná e em São Pulo. Em Ipatinga, trata-se de uma iniciativa pioneira visando a melhoria da qualidade do ensino ,e, a manutenção de conquistas anteriores como em 2015, quando o IDEB certificou Ipatinga como a melhor escola de ensino fundamental do país. Para este nível de educação, o município mantem 47 unidades com cerca é 1.400 professores contratados e 25.000 alunos matriculados, dos quais 950 passaram pela XII Semana de Matemática realizada dia 14/06/1019. Para implantação do novo método, o município capacitou inicialmente oitenta educadores de todas as disciplinas no curso “Gestão na Sala de Aula”.

O “Google For Education” é um método moderno e inovador que tem como objetivo principal inserir a educação básica no contexto tecnológico, de tal forma a interagir conhecimento e tecnologia aos métodos pedagógicos atuais. Espera-se com o novo método impulsionar o ensino-aprendizagem, facilitando a vida de professores e alunos. Termos técnicos como Flipped Classroom (sala invertida), Nuvem Mestra (Consultoria especializada de apoio), Aluno Protagonista (Mudança de cultura dos professores), Ciberarquitetura (Integração dos ambientes físico e digital), já são uma realidade nas salas do ensino básico, e, como nos demais níveis, certamente contribuirá significativamente para o seu desenvolvimento. .         
  
Geraldo Ferreira da Paixão
e-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...