sexta-feira, 11 de agosto de 2017

INVESTIR NO FUTEBOL É BOM NEGÓCIO?


Após a contratação de Neymar pelo PSG, numa transação extraordinária por uma soma superior a 1,7 bilhões de reais, é comum perguntar se investir no futebol é bom negócio. Considerando a imponderabilidade do futebol, no qual não podemos ter certezas absolutas, tais investimentos são uma incógnita para os clubes. No futebol brasileiro, alguns clubes investiram mais que outros na temporada, considerando é claro, as competições a disputar; é o caso do Flamengo, Atlético Mineiro e Palmeiras. Desde o início da temporada, esses clubes se destacam na mídia por terem feito investimentos muito acima dos demais concorrentes, razão pela qual são citados como protagonistas e prováveis finalistas em competições como a Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, sonho de consumo dos principais clubes brasileiros.

Por outro lado, com menor investimento, problemas políticos e administrativos e a instabilidade na direção técnica do time, o Corinthians Paulista começou a competição sem a confiança de sua torcida. A troca de comando técnico por duas vezes após a era Tite, levou a diretoria a confirmar finalmente a contratação do auxiliar Fábio Carille. Com o novo técnico e com poucas alterações no plantel, o Corinthians não só ganhou força como equipe, mas foi agregando resultados ao longo do campeonato, terminando o primeiro turno invicto, com 47 pontos ganhos em 57 possíveis, isto é, com 82,5% de aproveitamento, resultado nunca obtido na era dos pontos corridos. O alvinegro do Parque São Jorge está vivo na Copa Sul-americana, e disputará contra o Racing da Argentina uma vaga para as quartas de final dessa competição.
  
Atlético Mineiro e Palmeiras não conseguiram seguir em frente na Copa Libertadores, eliminados respectivamente por Jorge Wilstermann e Barcelona do Equador nesta quarta-feira. Antes, já tinham sido eliminados da Copa do Brasil por Botafogo e Cruzeiro. Resta agora a Atlético e Palmeiras o campeonato brasileiro, no qual têm a obrigação de recuperar o tempo perdido, classificando-se entre os seis melhores da competição, assegurando uma vaga na Libertadores de 2018.

O CR Flamengo é no meu ponto de vista, o time brasileiro que mais investiu nesta temporada, contratando jogadores de alto nível, dando a entender que seria difícil de ser batido. Com três vitórias e três derrotas foi desclassificado na fase de grupos da Libertadores. Resta ao Flamengo além do campeonato brasileiro, a copa do Brasil da qual é semifinalista e a Sul-americana para a qual classificou-se para as oitavas de final.

Os resultados obtidos por um clube de futebol são em geral obtidos por um conjunto de ações administrativas em todos os departamentos, buscando a excelência e valorização profissional de todos os envolvidos. Não basta portanto, contratar o melhor treinador e jogadores do mercado e esperar deles a resolução de todos os problemas; é preciso fazer a máquina funcionar alimentando as necessidades de todos os departamentos, inclusive do futebol, dando o suporte devido para que os resultados se tornem realidade.  

Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com  

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...