segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

INÍCIO DA VACINAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS NO BRASIL

 


A Anvisa liberou neste domingo, 17 de janeiro de 2021 dois lotes de vacinas emergenciais importadas pelo Brasil:  seis milhões do Butantan/Coronavac e dois milhões da AstraZeneca/Fiocruz. Logo após a liberação da Anvisa, o governador de São Paulo promoveu a cerimônia do início da vacinação no Brasil contra o coronavírus. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da UniversiAdade de São Paulo – SP


A médica intensivista Monica Calazans, do Hospital Emilio Ribas de São Paulo, se tornou a primeira pessoa do Brasil vacinada contra o coronavírus. Ela foi vacinada pela enfermeira Simone Garcia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - sp.

Segundo entrevista com o ministro Pazuello após a cerimônia, a vacinação em todo o Brasil começa amanhã. 18 de janeiro as 07hs.  Ainda de acordo com o ministro, a Anvisa liberou agora as vacinas importadas pelo Brasil de forma emergencial. O Butantã e a Friocruz precisarão submeter a aprovação da Anvisa as vacinas que serão fabricadas no Brasil. Como são os laboratórios Brasileiros que participaram de todo o processo de desenvolvimento das vacinas ora adquiridas, detém toda a tecnologia de fabricação delegada pelo governo brasileiro. De acordo com o ministro, serão fabricadas no brasil em 2021 354 milhões de vacinas, 254 milhões pela Fiocruz e 100 milhões pelo Butantan.

Outra informação importante prestada pelo ministro da saúde é que toda e qualquer vacina importada pelo Brasil de forma emergencial é feita pelo ministério da saúde e com recursos do SUS, inclusive os dois lotes liberados neste domingo pela Anvisa.

As vacinas liberadas atenderão a fase 1 do programa de vacinação, com a seguinte ordem de prioridade:

Trabalhadores da saúde (5,88 milhões);

Idosos com idade igual ou maior a 80 anos (4,26 milhões);

Idosos com idade de 75 a 79 anos (3,48 milhões);

Indígenas maiores de 18 anos (410 mil pessoas)

 

Geraldo Ferreira da Paixão

Engenheiro e professor

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...