segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

PRIMEIRO DIA DO ENEM 2020

 


O primeiro dia de prova do Enem 2020 ocorreu neste domingo, 17 de janeiro. Segundo informações do portal Brasil Escola houve abstenção de 51,5% dos alunos inscritos, isto é, mais da metade não compareceu para fazer a prova.

É bom lembrar eu o segundo dia de prova do Enem 2020 ocorrerá no próximo domingo, dia 24 de janeiro para os candidatos que optaram pela versão impressa.

A prova aplicada neste domingo teve 45 questões objetivas e uma redação com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Muitos alunos reclamaram das questões de história. mas em compensação, o tema da redação agradou a maioria e foi elogiado pelos professores.

Na visão de alguns alunos com os quais conversei a prova teve um nível de dificuldade médio. Na opinião de alguns professores, uma das novidades da prova foram os temas jurídicos. A prova foi citada por muitos alunos como ousada, se comparada com as edições anteriores. Foram abordados e explorados assuntos como temas sociais, igualdade de gênero e papel da mulher.

No primeiro dia de prova do Enem o tema coronavírus não foi cobrado. Especialistas entendem que normalmente as provas não focam assuntos atuais.

O medo de contrair o coronavírus certamente contribuiu para o alto nível de abstenção nesse primeiro dia dessa edição do Enem. A possibilidade de contrair o vírus e traze-lo para dentro de casa segurou muitos candidatos com a família.

Segundo o Inep a realização do Enem 2020 no meio da pandemia que assola o país, foi uma decisão audaciosa, mas todas as providencias para a segurança de todos foram tomadas, especialmente com o rigor das exigências contra o covid-19. “Estamos tratando jovens adultos que sabem se proteger” – afirmou o diretor do Inep.

Geraldo paixão

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...