quinta-feira, 17 de outubro de 2019

INVASÃO DE CT’S – CRIME OU PROTESTO?




Resultado de imagem para invasão de ct's
As invasões de Centros de Treinamento – CT’S dos times de futebol no Brasil viraram um problema seríssimo que a qualquer momento pode gerar uma tragédia. As consequências que essas invasões trazem para os clubes são diversas e imprevisíveis, dentre elas a área financeira devida principalmente à ocorrência quase frequente de destruição de patrimônio da instituição esportiva.

Porque os torcedores invadem os CT’S? Normalmente ocorrem por insatisfação com os resultados obtidos pelo clube ou outros fatores dentre eles a má gestão como principal motivo. A invasão pode ser ainda originada por torcedores, as vezes criminosamente, paga por terceiros ou instituições, ou ainda por retaliação a algum diretor. Como devemos considerar tais invasões? Um crime contra o patrimônio privado ou simplesmente um protesto?

Não é raro a ocorrência de invasões com agressão e até furto.  Infelizmente, o que se observa é o completo desleixo da justiça para a elucidação de cada ação desse tipo, ficando os infratores normalmente impunes, propiciando a continuidade dessas ações por parte dos torcedores.  Justificar crimes ocorridos no futebol é tão comum ou popular como o próprio futebol.

A ligação entre diretores, jogadores e organizadas é muito comum entre os clubes brasileiros. Tem jogador que se apresenta em jogos com o boné da organizada. Há, portanto, uma empatia entre diretores e torcida organizada e há muitas formas de dialogar com os torcedores antes que os mesmos arrombem portão, agridem pessoas em seu horário de trabalho e roubam material esportivo. Normalmente os invasores se julgam donos do clube. A relação entre a direção do clube e os torcedores não obedece ao código penal e as invasões são tão comuns e duradouras como os próprios clubes.

Segundo o jornalista André Rizek, esse tipo de ação é um desserviço ao futebol brasileiro. Quando ele passa pano para uma situação que está chegando a níveis trágicos – referindo-se às declarações do técnico Abel após a invasão do CT do Cruzeiro - se a gente for olhar o que já aconteceu nesse ano, o que vem acontecendo nos últimos anos, de situações gravíssimas. A maneira como a gente trata isso com normalidade, “ah, é paixão”, para mim é chocante. A gente vai parar de tratar com normalidade quando de fato acontecer uma tragédia – disse Rizek durante o programa Seleção  Sporty.

Sobre a invasão recente do CT do fluminense, o diretor foi claro ao dizer que aumenta o "sentimento de insegurança e instabilidade para os que atuam no dia a dia do clube, sejam eles atletas ou demais profissionais". Disse ainda que "chegará o momento em que ações dessa natureza resultarão em tragédia, caso não sejam devidamente coibidas".

Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail:geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...