Meu caro aluno: Seu professor provavelmente já disse prá você para que serve a "Nota", tão cobiçada por todos nós. Mas vejamos o que significa a Nota no contexto da educação:
O Blog "PROCURE E ACHE" foi criado pelo engenheiro e professor Geraldo Paixão com o objetivo de atualizar seus leitores e amigos proincipalmente com relação a assuntos ligados à Educação e Esportes.
terça-feira, 15 de junho de 2021
VOCE SABE PRÁ QUE SERVE A NOTA NO PROCESSO ESCOLAR?
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS NO VALE DO AÇO
Depois da volta conturbada das
aulas presenciais no município de Coronel Fabriciano no final do ano passado,
dessa vez foram os municípios de Timoteo e Ipatinga que resolverram iniciar o
ano com os alunos na sala de aula.
A prefeitura de Timoteo
anunciou para esta segunda feira o retorno das aulas presenciais, assim como Ipatinga
que decidiu retornar também na próxima quarta feira.
Já falamos muito nesse
microfone dos riscos decorrentes dessa tomada de decisão, mas nunca é demais
abrir os olhos. mesmo que todos os procedimentos do protocolo de segurança
contra a covid sejam rigorosamente
cumpridos, certamente essa medida favorecerá a contaminação do vírus.
o contato de professores,
alunos e funcionários das intituições inevitavelmente vai facilitar a proliferação
da doença, sendo de responsabilidade dos municípios todas as consequências da
decisão.
Para todos os níveis, essa
decisão é um desastre, porém para o ensino infantil é muito pior. Não existe
uma forma pratica, segura, por mais rígida que seja, para controlar a máscara e
o distanciamento dos meninos e meninas, inclusive com a adoção do sistema
híbrido.
Para o nível fundamental,
alunos de 6 a 15 anos, pode haver um melhor controle para evitar a
contaminação, desde que todas as medidas
de segurança sejam tomadas e o sistema hibrido de ensino seja
implantado.
É bom lembrar que o risco
maior da contaminação do vírus pelos alunos e professores está no retorno para
casa, expondo toda a família, principalmente os mais idosos pais e avós, muitas vezes com comorbidades
capaz de levar um ente querido para o hospital. O risco é grande e os municípios
devem saber que têm que responder pelos
seus atos, inclusive criminalmente se for o caso. Esperamos que tal fato não
ocorra e os pais ou responsáveis não necessitem dessa tomada de providências.
Gerado
Paixão
Engenheiro
e professor
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
O conhecimento não tem limites. Quanto mais se aprende mais temos a certeza que não sabemos o suficiente. Para o professor essa é uma afirmação consequente, capaz de manter a motivação diária e a capacidade de desenvolver sempre em busca de novidades técnicas capaz de enriquecer seu conhecimento e assim levar a seus alunos novidades naquilo que propõe como docente. Nunca será bom professor aquele que na visão de sus alunos conhece tudo, melhor é ouvir que nunca sabe o suficiente para conquistar a capacidade de pesquisar e colher sempre uma novidade para a próxima aula. Abaixo 10 dicas importantes para o bom professor:
1 - Já foi o tempo que o professor ensinava e o aluno aprendia e aí se encerrava-se o processo.
2 – O professor deve orientar
os alunos a descobrir suas habilidades e limitações.
3 – Manter uma relação saudável
professor/aluno é relevante para passar e receber conhecimento,
4 – Ser amável, seguro e
manter um bom humor contribuem para aumentar o interesse dos alunos na sala de
aula e pela escola como um todo.
5 – A boa relação entre
professor e aluno é fundamental como fator de motivação.
6 – Com relação à aprendizagem,
conhecer os alunos contribui para que o professor alcance cada um
individualmente ou a todos de forma coletiva.
7 – Saber o que os alunos
pensam do professor e do seu método de aula ajuda a melhorar o astral da aula e
o lado profissional do docente. O professor deve colaborar para isso.
8 - Alunos e professores devem
se interagir na sala de aula para troca de informações e experiências.
10 dicas de boas práticas:
1 – Ouça os seus alunos
2 – Mantenha aulas interativas
3 – Traga atualidades para a
sala
4 – Movimente seus alunos
5 – Estimule um resumo da aula
6 – Foco no aluno
7 – Sem ameaças
8 – Respeito
9 – Acordo de boas práticas
10 – Inovação
Engenheiro
e professor.
domingo, 24 de janeiro de 2021
ENEM 2020 – FATOS DA APLICAÇÃO
O Enem 2020 foi aplicado nos
dias 17,18, 23 e 24 de janeiro de 2021 na sua versão impressa. Segundo o Inep,
todas as salas de aula foram devidamente preparadas com todas as condições e
protocolos de segurança previstos para o covid-19 de tal forma a receber e
disponibilizar para os alunos a tranquilidade necessária para fazer a sua prova.
Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro serão aplicadas as provas na versão
digital, conforme definido na matrícula pelo candidato. Será que todo o
protocolo foi cumprido? Vejamos:
1 – Uso de máscara: obrigatório. Muitos alunos chegaram ao local de aplicação sem a máscara, só a colocando no momento de passar pelo portão de entrada, o que caracteriza a possiblidade de transmissão do vírus no trajeto e na aglomeração na porta de entrada. Foi observado que não foi exigido do candidato na hora da identificação, que baixasse a máscara, o que na visão de alguns candidatos é um risco que o Inep decidiu correr.
2 – Uso de álcool gel: Deve ser disponibilizado
pelo Inep a todos os alunos na portaria de entrada onde será realizada a prova,
bem como, na entrada de todas as salas de aula onde será aplicado o exame. Os
alunos poderiam conforme o protocolo, levar um frasco de álcool gel para sua
utilização em sala de aula, porém muitos não o levaram.
3 – Uso
de ar condicionado: Proibido pelo protocolo e todos os aplicadores
foram orientados a abrir todas as janelas das salas de aula para melhorar a
circulação de ar.
4 – Alimentos
e água – De acordo com o protocolo, os candidatos devem levar
água e alimentos que possam ser consumidos durante a prova. Alguns candidatos
reclamaram da falta de orientação para o consumo desses alimentos.
4 – Faltas
não justificadas: No primeiro dia de prova houve ausência de
mais de 2,8 milhões de alunos, ou seja, uma abstenção de 51,5%. Muitos
candidatos foram barrados na entrada da sala ou na portaria por superlotação. Os
candidatos com faltas, isto é, que não compareceram para fazer a primeira
etapa, tiveram que solicitar a reaplicação no site do Inep. Os aprovados foram
convocados para fazer o exame dias 23 e 24 de janeiro. Quem não justificou ou
não teve sua argumentação aceita, perdeu o Enem 2020 e não poderia fazer a
segunda etapa da prova.,
5 – Distanciamento
– obrigatório: No primeiro dia de prova foram muitas as
reclamações com relação ao distanciamento obrigatório. Segundo o estudante João Lucas de Moraes o
distanciamento não cumpriu o protocolo. “eu estava a menos de 1(um) metro das
pessoas ao meu redor” – afirmou. Muitos alunos reclamaram do pouco espaço entre
as cadeiras, colocadas muito próximas umas das outras, não obedecendo o
distanciamento mínimo.
6 – Manifestações:
O
presidente da UBES Rosana barroso, disse que os distanciamentos foram possíveis
devido às ausências dos candidatos. “O resultado foi um desastre, é a
concretização de um projeto de destruição de sonhos, principalmente a juventude
Negra”. O presidente da UNE, Iago Montalvão, foi mais além e disse: “o MEC. Mentiu,
inclusive para a justiça quando disse que as medidas estavam garantidas, quando
na prática não estavam”.
7– Municípios
sem Enem: Em 58 municípios
não foi aplicada a primeira etapa do Enem 2020 por motivos diversos. A causa
principal, é claro, foi a infestação do covid-19, caso do Amazonas, no qual 56 municípios
não fizeram o Enem na primeira etapa. Esses municípios foram convocados pelo Inep
e fizeram o exame nos dias 23 e 24 de janeiro.
Geraldo
paixão
Engenheiro
e professor
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
PRIMEIRO DIA DO ENEM 2020
O primeiro dia de prova do Enem
2020 ocorreu neste domingo, 17 de janeiro. Segundo informações do portal Brasil
Escola houve abstenção de 51,5% dos alunos inscritos, isto é, mais da metade
não compareceu para fazer a prova.
É bom lembrar eu o segundo dia
de prova do Enem 2020 ocorrerá no próximo domingo, dia 24 de janeiro para os
candidatos que optaram pela versão impressa.
A prova aplicada neste domingo
teve 45 questões objetivas e uma redação com o tema “O estigma associado às
doenças mentais na sociedade brasileira”. Muitos alunos reclamaram das questões
de história. mas em compensação, o tema da redação agradou a maioria e foi
elogiado pelos professores.
Na visão de alguns alunos com
os quais conversei a prova teve um nível de dificuldade médio. Na opinião de
alguns professores, uma das novidades da prova foram os temas jurídicos. A prova foi citada
por muitos alunos como ousada, se comparada com as edições anteriores. Foram abordados
e explorados assuntos como temas sociais, igualdade de gênero e papel da mulher.
No primeiro dia de prova do Enem o tema coronavírus
não foi cobrado. Especialistas entendem que normalmente as provas não focam
assuntos atuais.
O medo de contrair o coronavírus
certamente contribuiu para o alto nível de abstenção nesse primeiro dia dessa edição
do Enem. A possibilidade de contrair o vírus e traze-lo para dentro de casa
segurou muitos candidatos com a família.
Segundo o Inep a realização do
Enem 2020 no meio da pandemia que assola o país, foi uma decisão audaciosa, mas
todas as providencias para a segurança de todos foram tomadas, especialmente
com o rigor das exigências contra o covid-19. “Estamos tratando jovens adultos
que sabem se proteger” – afirmou o diretor do Inep.
Geraldo paixão
INÍCIO DA VACINAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS NO BRASIL
A Anvisa liberou neste domingo, 17 de janeiro de 2021 dois lotes de vacinas emergenciais importadas pelo Brasil: seis milhões do Butantan/Coronavac e dois milhões da AstraZeneca/Fiocruz. Logo após a liberação da Anvisa, o governador de São Paulo promoveu a cerimônia do início da vacinação no Brasil contra o coronavírus. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da UniversiAdade de São Paulo – SP
Segundo entrevista com o
ministro Pazuello após a cerimônia, a vacinação em todo o Brasil começa amanhã.
18 de janeiro as 07hs. Ainda de acordo
com o ministro, a Anvisa liberou agora as vacinas importadas pelo Brasil de
forma emergencial. O Butantã e a Friocruz precisarão submeter a aprovação da
Anvisa as vacinas que serão fabricadas no Brasil. Como são os laboratórios Brasileiros
que participaram de todo o processo de desenvolvimento das vacinas ora
adquiridas, detém toda a tecnologia de fabricação delegada pelo governo
brasileiro. De acordo com o ministro, serão fabricadas no brasil em 2021 354
milhões de vacinas, 254 milhões pela Fiocruz e 100 milhões pelo Butantan.
Outra informação importante
prestada pelo ministro da saúde é que toda e qualquer vacina importada pelo Brasil
de forma emergencial é feita pelo ministério da saúde e com recursos do SUS,
inclusive os dois lotes liberados neste domingo pela Anvisa.
As vacinas liberadas atenderão
a fase 1 do programa de vacinação, com a seguinte ordem de prioridade:
Trabalhadores da saúde (5,88
milhões);
Idosos com idade igual ou
maior a 80 anos (4,26 milhões);
Idosos com idade de 75 a 79
anos (3,48 milhões);
Indígenas maiores de 18 anos
(410 mil pessoas)
Geraldo
Ferreira da Paixão
Engenheiro
e professor
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
Aulas presenciais em Fabriciano
Aulas
presenciais em Fabriciano
A volta às aulas presenciais
continuam sendo um risco devido a infecção do coronavírus. enquanto alguns
defendem a volta imediata das aulas com todos os protocolos de segurança,
outros defendem que esse retorno só poderia ser feito através da imunização da população
com a vacina.
Apesar de ser uma decisão de
cunho do poder executivo do município, a prudência sugere principalmente nesse início
de ano com o aumento do nível de infecção do covid-19, que as aulas presenciais
sejam proteladas para um segundo momento, não colocando em risco a vida dos
alunos, professores e servidores. é bom lembrar que estamos muito próximos do início
da vacinação da população contra o covid-19.
O jornal diário do aço
publicou em sua edição de ontem matéria referente a volta das aulas presenciais
em 2021 no município de Coronel Fabriciano
A notícia foi veiculada
conforme informação do prefeito reeleito Dr Marcos Vinicius no dia da posse. Na
verdade, as aulas presenciais no município retornaram no dia 23 de novembro do
ano passado e deverão ser reiniciadas no dia 18 deste mês. conforme informação
da Secretaria de Educação do município. O retorno das aulas presenciais serviu
de modelo para várias cidades do interior mineiro.
O prefeito informou também que
um estudo está em andamento para avaliar os impactos da volta das aulas
presenciais para toda a comunidade envolvida. O estudo deverá apontar ainda as
alterações que o modelo de retorno das aulas presenciais afetou o dia-a-dia da
população da cidade. A Secretaria de comunicação vai divulgar o resultado desse
estudo assim que for concluído.
No dia 18 de janeiro voltarão
as aulas os alunos do fundamental, veja e os alunos do infantil de 4 e 5 anos.
os meninos com idade inferior a 4 anos não voltarão neste momento segundo a
secretaria de educação.
Segundo a prefeitura de coronel
Fabriciano, o retorno em 18 de janeiro com aulas presenciais obedecerá a todos
os protocolos de segurança o contra o Covid-19, tais como:
Utilização de máscara, medição
de temperatura na entrada do estabelecimento escolar, uso de álcool gel.
Máximo de 14 alunos por sala
Utilização do banheiro - um de
cada vez
As aulas serão intercaladas;
uma turma vai na segunda, quanta e sexta feira e outra na terça e quinta feira.
na semana seguinte inverte-se o rodizio.
A Prefeitura informou também
que se for detectado qualquer anormalidade na medição da temperatura de
determinado aluno, este será enviado imediatamente aos pais e solicitado destes
o encaminhamento do aluno a uma unidade de saúde mais próxima.
Geraldo Paixão
Antisséptico bucal contra o Coronavírus
Antisséptico
bucal contra o Coronavírus
Está circulando na mídia vídeo
de uma pesquisa de um antisséptico bucal que reduz ou inativa a ação do Sarscov2
– coronavírus, quando estiver na cavidade bucal.
A pesquisa foi coordenada
pelos professores Fabiano Vilhena e Paulo Cesar santos, através do programa de pós-graduação
da Faculdade Odontológica de Bauru. ADetox conclusão da pesquisa foi a geração
de um produto denominado Detox pro com 96% de eficácia comprovada
para a redução ou inativação do coronavírus
Segundo os pesquisadores, o
produto já foi aprovado pela Anvisa e já está sendo produzido em alta escala no
país.
O objetivo inicial da pesquisa
era a obtenção de um produto para inativar microrganismos no tratamento da saúde
bucal. Entretanto, a partir da covid-19 pensou-se em estudar o produto para uso
contra o coronavírus tendo em vista que a porta de entrada do vírus é o nariz e
a boca.
O produto foi oriundo de uma
pesquisa da faculdade de odontologia de Bauru – spp. em parceira com a universidade
de são Paulo – USP, Universidade de Estadual de Londrina - PR e o Hospital Estadual
de Bauru, instituição de referência para internação e tratamento de pacientes
com covid-19 na cidade e região.
Ainda conforme os
pesquisadores, o antisséptico bucal detox pro não é uma vacina. Todas
as pessoas devem continuar seguindo as condições de segurança como uso de máscara,
distanciamento, uso de álcool gel etc. e seguir religiosamente as orientações
medicas sobre a doença. Esse produto inativa o vírus na cavidade bucal dando condições
para que o organismo e os remédios indicados pelo médico agem mais rápido , com
maior eficiência na resposta do tratamento e na prevenção contra a doença.
Informaram também os
pesquisadores que não há intenção da empresa em exportar o produto pronto. mas
sim licenciar a tecnologia para outros países de tal forma que o produto possa
ser produzido e distribuído com toda a segurança e confiabilidade.
Geraldo Paixão
quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
A VACINA E O CORONAVIRUS
A
VACINA E O CORONAVIRUS
A batalha mundial contra o
coronavírus ganha neste momento um capítulo especial com a vacinação de parte
da população graças ao trabalho árduo da comunidade cientifica internacional
que disponibilizou através de laboratórios específicos e em tempo recorde as
vacinas testadas e aprovadas por órgãos de todo o planeta para a imunização da
população.
A vacina contra o covid-19 já
está sendo aplicada em países do primeiro mundo como Reino Unido e Estados Unidos.
Em breve poderão a vacina poderá
iniciar a aplicação no chile e na argentina, uma vez que esses países estão
adiantados em relação ao Brasil não só com relação a compra da vacina, mas também
da logística dos insumos necessários.
a Pfizer/Biontes saiu na frente
dos demais laboratórios colocando seu produto nesses países prioritariamente.
O Brasil sempre foi conhecido
como um país que sai na frente quando o assinto é vacinação da população
Não importa qual vacina a
‘Anvisa já aprovou, o que importa e ter uma ou mais vacinas aprovadas e
liberadas pelo órgão para a aplicação com segurança na população
Fala-se do insuficiente
estoque de seringas para a vacinação da população, mas tem estados como Minas Gerais
que diz ter cinquenta milhões de seringas e quase mil refrigeradores para
atender a logística.
A vacina contra o Covid10
passou a ser tratada como um problema político/econômico, através do que os laboratórios
correm para entregar a sua vacina em primeiro plano e com isso ganhar mercado e
poder político.
A empresa americana moderna
também participa do mercado e anuncia eficácia de aproximadamente 95¨% de suas
vacinas
A chinesa inovação nunciou que
a coroava é segura e possui anticorpos capaz de garantir sua eficácia em 97%
conforme comprovação nos voluntários testados.
São Paulo e Belo Horizonte
abriram uma briga particular com o governo federal para a aplicação da vacinaa
imediatamente após a liberação da Anvisa. o estado de são Paulo dispõe de 46
milhes de doses para imunização dos paulistas.
O Governo Federal, entretanto,
quer centralizar a vacinação da população e coloca algumas condições: para ser
vacinado o interessado terá que assinar um termo de responsabilidade e a vacina
não será obrigatória.
A expectativa e que na futura
muito próxima a vacinação contra o covid19 se assemelhará à gripe por exemplo,
na qual existe um programa nacional de vacinação do governo federal, porem
qualquer cidadão pode ir numa farmácia e tomar a vacina.
O resto é pura exploração política
e econômica da doença no mundo, o que na verdade vem dificultando o avanço tecnológico
nos laboratórios para a entrega de uma vacina segura na forma mais rápida possível
para imunizar a população.
Gerado Paixão
A EDUCAÇÃO VEM DO BERÇO
A EDUCAÇÃO VEM DO BERÇO
Família humilde
Trabalho na área rural
Esses meninos tem...
Salto Grande – Cemig
Fazenda de Joanésia
Estudo em Guanhães
Fichou na Usiminas
Grupo Escolar Professor Antônio
Marciano; Ginasial no Alberto Giovanni
Admitido na Usiminas
trouxemos meus pais para Ipatinga
ICMG – Elca
ICMG – Enga Elca
MIT – Enga Elétrica
Promoção na Usiminas como
engenheiro
Como entrei na docência
Meu mestrado
Aqui no vale do aço perdi meus
pais, meus mestres. deixaram um legado que não só eu, mas toda a família
reconhece.
Se sou quem sou, se meus
filhos são o que são é graças a educação o que recebi de berço. Espero ajudar a
cada um de vocês estudantes, na sua formação educacional.
Geraldo Paixão
O V-DAY DO REINO UNIDO
O
V-DAY DO REINO UNIDO
Ontem 08/12/20, vai ficar na
história para o reino unido e para toda a humanidade.
Foi lançado o programa de
proteção contra o coronavírus com o início da vacinação da população com doses
da Pfizer.
O dia histórico chamado de V-Day
(dia da vitória), apelido normalmente utilizado para lembrar a vitória contra
os nazistas na segunda grande guerra e agora considerado como vaccine-day, por
ser o primeiro país do mundo a iniciar a imunização do povo contra o corona vírus.
70 hospitais vão receber a
vacina
O programa prevê a seguinte
ordem para vacinação da população:
Pessoas com mais de 70 anos.
Funcionários de casas de
repouso
Profissionais da área de saúde
Margaret Kenan 90 anos foi a primeira
a pessoa no mundo a receber a vacina
O início da vacinação no reino
unido representa um marco histórico para a humanidade e abre um leque de
responsabilidades e providências urgentes das demais nações do mundo para que o
processo se replique em todo o planeta, pois finalmente ficou comprovado que é
preciso querer para fazer e neste caso, fazer é salvar um número incalculável
de vidas ao longo dos anos.
Geraldo Paixão
quarta-feira, 16 de dezembro de 2020
UMA
ESCOLA PARA TODOS
Investir na inclusão é
investir na sociedade, é reconhecer a necessidade de uma criança especial e sua
inclusão no seio escolar, o que a fará se sentir mais valorizada e seu
potencial aflorará naturalmente. O futuro dessas crianças dependerá muito do
seio da família, mas dependerá também de sua inclusão na escola e a
participação desta na sua formação. A inclusão é uma forma de reconhecer às
pessoas com necessidades especiais o direito de estudar e desenvolver
naturalmente como todas as pessoas, permitindo que os pais se sintam mais
seguros com o desenvolvimento de seus filhos numa instituição que agrega
conhecimento com inclusão escolar, utilizando para isso de procedimentos
técnicas modernos, pessoal qualificado e todas as exigências legais.
E-mail:
geraldoferreiradapaixao@gmail.com
Engenheiro
e professor
terça-feira, 17 de novembro de 2020
BREVE
ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS ELEIÇÃO 2020
Os resultados das eleições de
2020, apresentaram números interessantes e significativos. O vereador mais
votado do país é Eduardo Suplicy do PT de São Paulo com 167.552 votos. O mais
jovem é Carmelo Neto, de 19 anos, militante do Partido Republicano de Fortaleza
no CE, eleito com 8.527 votos. Foram eleitos também três prefeitos com 21 anos
de idade: Fernando Cavalcante do MDB de Alagoas com 54,52% dos votos, Paulo
Henrique do PP do RN com 51,01% dos votos e Ricardo Maia do PSD da Bahia com
49,27% dos votos.
Outro resultado relevante
dessas eleições, foi a representatividade do sexo feminino que alcançou o
índice de 33,6% dos eleitos, demonstrando mais uma vez a participação cada vez
maior da mulher inclusive na vida pública brasileira. Ao todo treze candidatos
trans foram eleitos no país, destacando-se entre esses Duda Salabert do PDT de
Belo horizonte e Linda Brasil do PSOL de Aracaju – SE.
Em São Paulo foi eleita Erika
Hilton do PSOL com 50.417 votos, primeira transexual negra eleita como
vereadora da maior cidade do Brasil. No Rio de Janeiro elegeu-se a vereadora
Mônica Benicio, viúva da vereadora Marielle Franco, negra e lésbica assassinada
brutalmente em março de 2018. Um fator que contribuiu significativamente pela
participação dos trans nesse pleito, foi a liberação para se apresentar com
seus nomes sociais, substituindo aqueles que constam no registro de nascimento.
O pleito ocorreu normalmente,
excetuando-se o atraso na divulgação dos resultados da apuração, informados
algumas horas depois, em função de problemas de software no sistema nacional de
apuração. Dois fatores devem ser considerados nesta eleição: a vontade do eleitor
de eleger novos candidatos para vereadores e prefeitos e o alto índice de
rejeição apontado nas urnas após a divulgação dos resultados, uma vez que, um
grande número de candidatos se surpreendeu com a votação obtida muito inferior
à esperada.
Com relação aos partidos
políticos, a corda balançou para todos considerando o pleito anterior de 2016. Alguns
ganharam municípios, outros perderam. É o caso do DEM, AVANTE é PP por exemplo,
que aumentaram de 266, 12 e 495 para 459, 80 e 682 respectivamente. Outros
perderam municípios, como por exemplo o MDB, PSDB e PSB que os reduziram de
1.035, 785 e 682 para 774, 512 e 495 respectivamente.
Geraldo
Ferreira da Paixão
Engenheiro
e professor
E-mail:
geraldoferreiradapaixao@gmail.com
terça-feira, 22 de setembro de 2020
BULLYING NAS ESCOLAS
Buying é a prática de
atos violentos, praticados intencionalmente contra terceiros, seja na forma
física, verbal ou psicológica O termo tem origem a partir do inglês “BULLY” que
significa tirano, brigão, violento. O bullying é também considerado como uma
forma de poder interpessoal, caracterizado pela agressão. O bullying pode levar
o estudante vítima a perder a motivação pelo estudo e abandonar a escola. Em
alguns casos, a atitude intempestiva do agressor, tanto pode se voltar contra si
próprio, como tornar o agente agredido definitivamente incapaz...
b)
Melhorar o ambiente
escolar;
c)
Melhorar o índice de aprendizagem
dos alunos;
d)
Aplicar medidas de proteção
ao patrimônio da instituição;
e)
Melhorar o relacionamento
humano no centro educacional;
O bullying atua de forma direta e indireta. N forma direta, o agressor age diretamente, de forma presencial, enquanto na forma indireta a vítima está ausente. Normalmente, os agentes de bullyng se identificam através dos seguintes sinais:
a)
Apresenta um comportamento
anti-social;
b)
É agressivo, inclusive com
adultos;
c)
Entende sua agressividade
como qualidade;
d)
Sente prazer e satisfação
em dominar, controlar e causar danos e sofrimento a outros;
e)
São propensos ao absentismo
e à evasão escolar;
f)
Tem tendência ao comportamento
de risco, com o uso de tabasco, álcool, drogas e outros ilícitos;
g)
Maior incidência em
crianças e adolescentes, com atributos anti-sociais, antes da puberdade e por
muito tempo.
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
MAUS-TRATOS ENTRE IGUAIS
O mau-trato entre iguais é um tipo de conflito muito comum entre as crianças nas escolas. Os especialistas o tratam como um assédio escolar, ou bullying. Ocorre no seio da escola com efeitos danosos para os alunos, e suas consequências podem ir muito além do que se imagina no processo educativo principalmente nas primeiras fases do sistema educacional.
Caracteriza-se
pela exposição agressiva sofrida de um colega ou de vários colegas e se tornando
vítima em consequência das ações sofridas, muitas vezes repetidamente e por
longo período de tempo. Para alguns estudiosos, o mau-trato é um comportamento
prolongado e intimidador que pode atuar de várias formas como uma agressão física,
uma rejeição social, humilhações etc. aplicados por um ou mais alunos visando
submeter e controlar outros.
- Desequilíbrio de poder: Ocorre nas desigualdades explicitas de poder físico, psicológico e social, gerando forças desiguais e conflitos entre os alunos;
- A intencionalidade/repetição: A intencionalidade aflora na forma agressiva repetidamente e por muito tempo causando na vítima impotência temores de novos ataques;
- A indefinição/personalização: Em geral, para esse caso, o mau-trato é acolhido como uma ação individual, ficando o aluno totalmente indefeso.
Alguns conflitos
escolares os quais os adultos dizem “ser coisas de crianças” ou que “isso foi
assim a vida toda” podem ser indícios de maus-tratos, razão peça qual é de suma
importância a identificação e a atuação preferencial em todos os casos
semelhantes. O mau-trato se identifica através dos seguintes aspectos:
Golpear,
chutar ou empurrar alguém ou ameaçar faze-lo.
Obrigar alguém
a fazer algo que não goste;
Roubar,
esconder ou estragar coisas do outro.
Apelidar,
fazer piadas, provocar, insultar.
Mensagens
desagradáveis, ameaçadoras (nota, pintura, mensagem por e-mail, por celular etc.).
Psicológico
Ações que
atuam na autoestima do outro, fomentando uma sensação de insegurança e medo.
Negar a
falar com alguém.
Selecionar,
impedindo a participação do outro numa atividade.
Difundir
mentiras e rumores para prejudicar o outro.
Obrigar
o outro a fazer algo que não quer.
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com
LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP
COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO
Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...
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O movimento dos caminhoneiros, ocorrido no período de 21 a 30 de maio deste ano, deixou legados importantes, dentre eles alguns...
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Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...
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Milito com o futebol de Ipatinga desde 1984. Minhas maiores paixões no futebol, são o Meridional Esporte Clube, tradicional Mec, como é...