domingo, 17 de setembro de 2017

QUANTO VALE SEU DIPLOMA DE GRADUAÇÃO?


Uma análise da evolução da educação superior brasileira nos últimos vinte anos, leva à conclusão que pouco, quase nada evoluiu nesta área, para que o país pudesse alavancar no desenvolvimento científico e contribuir para o crescimento. Ao contrário, poucas alterações foram propostas nesse período, dentre elas o Projeto de Lei 7.200/2006 que trata da Reforma Universitária, sem previsão de ser finalizado no congresso Nacional.

A necessidade do estudante de chegar à universidade está diretamente ligada ao crescimento pessoal, mas esse crescimento impõe uma série de esforços conjuntos que alavancam o desenvolvimento como um todo. As dificuldades para obter esse resultado e ter um diploma de nível superior, continua sendo o grande vilão do estudante na busca de uma melhor qualificação que o diferencie no mercado de trabalho. Se comparadas com a década de 90, por exemplo, tais dificuldades experimentaram alterações favoráveis para o ensino superior, porém outros fatores como a qualidade e a formação do profissional se mantêm uma incógnita.

Antes, adentrar numa universidade pública significava um esforço extremo, tendo em vista a exigência de nobreza e intelectualidade do candidato. Até pouco tempo, concluir um curso superior numa universidade pública era uma tarefa extremamente difícil, a qual poucos tinha acesso. Para se chegar nela, dois fatores eram preponderantes: primeiro, ter cursado o ensino médio numa escola de alto nível e se preparado em cursinhos nos grandes centros; segundo, ter se dedicado quase que exclusivamente na preparação para o vestibular obrigatório até então.

Resumindo, estudantes com maior poder aquisitivo adentravam com mais facilidade nas instituições públicas, consideradas de elite, enquanto estudantes de menor poder aquisitivo, muitos deles trabalhadores, migravam para as instituições privadas, de menor exigência de conhecimento e maior facilidade de acesso. Tal situação ainda persiste, porém com algumas características específicas ligadas às instituições públicas e privadas.

Com as dificuldades e exigências de mercado, é impossível não reconhecer a importância do diploma de nível superior para o desenvolvimento pessoal e profissional. Com o acesso às IES públicas e privadas reconhecidamente facilitados com o ENEM e financiamentos do governo federal, houve um crescimento acentuado nos últimos anos no número de vagas e matrículas. Contudo, as dificuldades de mercado continuam para os recém formados, tendo em vista principalmente o momento econômico brasileiro. Ressalte-se entretanto, que a posse de um diploma de graduação evidencia um diferencial de valor inestimável, de grande valia para a obtenção da tão esperada oportunidade de trabalho.

Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...