A
reforma do ensino médio é uma mudança na estrutura do sistema. A nova estrutura
terá uma parte que será comum e obrigatória a todas as escolas (Base Nacional
Comum Curricular- BNCC) e outra parte flexível. A BNCC definirá o que é
comum e o que é ensino técnico. Por exemplo, a área de ciências humanas
compreende história, geografia, sociologia e filosofia. As disciplinas
obrigatórias nos 3 anos de ensino médio serão língua portuguesa, matemática e
inglês. O restante do tempo será dedicado ao aprofundamento acadêmico nas áreas
eletivas ou a cursos técnicos, de acordo com o caminho escolhido pelo estudante
nas ênfases seguintes: I – linguagens e suas tecnologias; II – matemática e
suas tecnologias; III – ciências da natureza e suas tecnologias; IV – ciências
humanas e sociais aplicadas; V – formação técnica e profissional.
O novo modelo depende da Base Nacional Comum Curricular, homologada no dia 20 de dezembro de 2017, pelo ministro da Educação Mendonça Filho, a qual será obrigatória e irá nortear os currículos das escolas de ensino médio. Com a homologação da BNCC, os sistemas de ensino deverão estabelecer um cronograma de implantação das principais alterações da lei, e iniciar o processo de implementação. Mesmo assim, as alterações da reforma no ensino médio ainda não serão colocadas em prática neste ano. A previsão do MEC é que, o novo formato seja implantado a partir de 2019 e 2020, pois tudo dependerá da BNCC e do referido cronograma de implantação e processo de implementação.
A
reforma prevê ainda uma Política de Fomento de escolas em tempo Integral, que
deverá ocorrer de forma gradual. A união dará apoio financeiro para as
escolas que aderirem ao ensino médio com tempo integral. O PNE estabelece que,
até 2024, o país deva atender pelo menos, 25% das matrículas. A formação
técnica e profissional será mais uma alternativa para o aluno. Hoje, se o jovem
quiser cursar uma formação técnica de nível médio, ele precisa cursar 2400
horas do ensino médio regular e mais 1200 horas do técnico.O novo ensino médio
permitirá que o jovem opte por uma formação técnica profissional, dentro da
carga horária do ensino médio regular, desde que ele continue cursando
Português, Matemática e inglês até o final, e ao final dos três anos, ele terá
um diploma do ensino médio e um certificado do ensino técnico.
A
proposta prevê ainda que serão obrigatórios os estudos e práticas de filosofia,
sociologia, educação física e artes na BNCC. Língua portuguesa, matemática e
inglês são disciplinas obrigatórias nos três anos de ensino médio, independente
da área de aprofundamento que o estudante escolher. Anteriormente, a LDB não
trazia a língua inglesa como estudo obrigatório. A reforma torna o inglês
obrigatório desde o 6º ano do ensino fundamental e no ensino médio.
A
reforma estabelece também que a grade curricular de 800 horas anuais passe para
1.000 horas e posteriormente para 1.400 horas anuais num prazo ainda não
definido. O ensino médio poderá ser estruturado em módulos (sistema de créditos
em algumas disciplinas). Poderão ser contratados professores sem concurso e de
notório saber para ministrar aulas exclusivamente em disciplinas dos cursos
técnicos e profissionalizantes.
RESUMINDO: O QUE VAI MUDAR:
1
- Carga horária passará de 800 horas para 1.000
horas anuais e progressivamente deverá atingir 1.400 horas.
2 – Ensino médio com tempo integral;
3 – União dará aporte financeiro para as instituições que aderirem ao
ensino integral;
4 – Parte da grade será comum, mas depois o aluno poderá optar por áreas
de seu interesse;
5 - O estudante poderá
optar por uma formação técnica e profissional dentro da carga horária;
6 – Matemática, português e inglês, serão obrigatórias nos três anos do
ensino médio;
7
– Inglês será obrigatório a partir do sexto ano do ensino fundamental;
8 - 60% da carga horária
serão para conteúdos definidos na BNCC do ensino médio e 40%, optativos;
9 - ficará a critério da
escola incluir educação física, artes, filosofia e sociologia;
10 – Poderão ser contratados professores sem concurso e com notório
saber para ministrar aulas exclusivamente em
disciplinas dos cursos técnicos e profissionalizantes;
Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com