terça-feira, 20 de novembro de 2018

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Todo dia 20 de novembro, celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra, e é, portanto, uma oportunidade ímpar para que possamos refletir um pouco mais sobre a inclusão do negro na sociedade brasileira. A data nos remete ao século 17, mais precisamente no ano de 1695, quando nesse dia foi morto Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, traído por Antônio Soares, um de seus capitães. Os quilombos eram fortes no meio da floresta, no Estado de alagoas, na Serra da Barriga, onde os negros se refugiavam e se protegiam da perseguição dos patrões, e, para descansarem do trabalho escravo. Esses negros, habitantes desses quilombos, eram chamados de quilombolas.  Os quilombos abrigavam escravos fugitivos dos maus tratos e castigos dos seus feitores que os acoitavam presos em troncos, ou em trabalhos pesados, muitas vezes sem água e sem comida, no frio, na chuva e no sol, sob chicotadas. A escravidão era um sofrimento só, que envolvia toda a família do escravo, sua mulher, seus filhos e filhas, todos serviam aos patrões e feitores de todas as formas, inclusive sexualmente.

Resultado de imagem para zumbi dos palmares
Ao longo da história, os negros veem sendo submetidos às mais diversas retaliações, e infelizmente, a escravidão ainda não acabou, apesar da Lei Áurea. Por essa razão, não podemos perder a oportunidade de refletirmos sobre o Dia da Consciência Negra e relembrar o sofrimento dos escravos do passado e do presente, e da importância de sua participação em todas as atividades da sociedade brasileira. O fim da escravidão no Brasil nos remete ainda a três fatos históricos; em 1871 foi instituída a Lei do Ventre Livre, que concedeu liberdade aos filhos dos escravos nascidos a partir daquele ano; em 1885 foi instituída a Lei do Sexagenário que concedeu liberdade a todos os escravos com mais de sessenta anos de idade; e, finalmente em 13 de maio de 1888, foi instituída a Lei Áurea. pela Princesa Isabel, concedendo a liberdade a todos os escravos brasileiros.

Depois de quase 131 anos de emancipação da escravidão no Brasil, difícil é afirmar que os negros têm a tão sonhada liberdade. Basta olharmos para o lado, para qualquer atividade ou emprego na vida brasileira, que vemos a discriminação racial. Os negros são discriminados no trabalho, na escola, na rua, em qualquer lugar onde a sociedade se faz presente. Já perceberam quando entram num supermercado, num restaurante, no cinema, quando pedem um taxi, pedem um Uber, vai a uma lanchonete, etc.? Claro, alguma coisa tem melhorado, como as cotas nas universidades, por exemplo. Mas muita coisa ainda precisa ser feita para a inserção cada vez maior dos negros na vida brasileira, o que vai acontecer somente com o tempo, desde que, a sociedade brasileira continue incentivando cada vez mais sua participação ativa na vida econômica, social e política.   




VEJA MAIS INFORMAÇÕES EM: www.gpservicosengenharia.com.br www.gefepaixao.blogspot.com.br

Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com


LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...