sexta-feira, 9 de novembro de 2018

DIFERENÇA ENTRE PROFESSOR E EDUCADOR



Você sabe as diferenças entre professor e educador? Professor é uma profissão, desenvolvida através de cursos de qualificação e treinamentos específicos, voltados para a função acadêmica e profissionalizante, enquanto o educador é aquele profissional por vocação, que ensina para a vida em sociedade e se preocupa com o desenvolvimento integral do indivíduo É apaixonado pelo que faz e há muito romantismo na definição de educador. Grande parte dos professores ambiciona se tornar educadores, mas para atingir este objetivo, precisa vencer a idolatria do título e contratempos diversos, que vão desde o pleno domínio de uma sala de aula à satisfação total dos alunos e responsáveis. Assim, pode-se afirmar que o professor tem a função de transmitir o conhecimento, enquanto o educador se compromete com a formação integral do ser humano e sua interação com a família e a sociedade. 

O professor assume os encargos como treinador, viabiliza a profissionalização, o domínio pelo saber técnico e instrumental dos indivíduos, através de conteúdos previamente elaborados O prioritário é a instrução para os papéis sociais de domínio dos saberes técnicos e instrumentais, que tendem a adaptar os indivíduos aos padrões socialmente instituídos. Os educadores buscam aplicar os saberes instituídos, recriando-os de tal forma a atingir os caminhos mais vastos da sabedoria, mostrando muito mais que uma mera instrução, a condução dos indivíduos para a formação completa, entrelaçando razão e intuição, cor e emoção, mente e espírito.

O professor é cumpridor de obrigações, superestima o quantitativo.  Assume o papel de transmissor e reprodutor de conhecimentos. Repete diariamente os conteúdos curriculares e recursos metodológicos, e, se considera detentor do saber, pronto e acabado. O educador prioriza a qualificação, a globalização, a dignidade pela vocação e pela razão, passa pelo instituído e busca instruir novos conhecimentos, num papel inovador, criador e transgressivo. Reinventa procedimentos, julga-se um aprendiz inacabado.  

EJA MAIS INFORMAÇÕES EM: www.gpservicosengenharia.com.br www.gefepaixao.blogspot.com.br


Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...