terça-feira, 29 de maio de 2018

AUDIO DA PARALIZAÇÃO DOS CAMINHONEIROS



Muitos áudios circulam na mídia, especialmente no whatsApp, sobre a paralização dos caminhoneiros. Alguns são heroicos, mostrando a verdadeira face da paralização, mas muitos identificam claramente a infiltração de aproveitadores, de sindicalistas e até de políticos em plena campanha, sem falar das empresas que estão praticando o locaute.

Ouvi hoje um áudio desses, que espero tenha saído dos locais de concentração dos caminhoneiros, que me chamou a atenção, no qual o autor critica duramente o povo brasileiro por estar enfrentando filas para abastecer seus carros. O indivíduo deve ser um comunista de primeira linha. Quer tornar o Brasil uma outra Venezuela. Certamente é um dos infiltrados, agitador que está se beneficiando da maioria sofrida dos caminhoneiros, se não for um sindicalista corrupto querendo aparecer em época de eleição.

Por que ele não incentiva seus “colegas” caminhoneiros, transportadores de gasolina a fazer o mesmo que estão fazendo os caminhoneiros do diesel? É bom lembrar que, dificilmente alguém encontrará um brasileiro que não esteja apoiando o atual movimento. Mas o brasileiro é produtivo e ordeiro e não fará baderna para satisfazer interesses escusos, contrários à democracia e à proteção da família e da sociedade.

O CARRO JÁ FOI UM EQUIPAMENTO DE LUXO, HOJE É UMA NECESSIDADE.

Tais indivíduas se julgam os donos da verdade, e acham que podem sair agredindo todo mundo por aí. Não é bem assim. Um erro não justifica o outro, Não importa a ideologia. É preciso corrigir os erros, respeitando e protegendo os indefesos, sejam seres humanos ou não, dando-lhes o direito de viver com dignidade.

O problema dos preços dos combustíveis, não deveria a meu ve,r estar atrelado ao câmbio do dólar. É uma política, que se alterada, pode resolver em parte o problema, porque existem ouros componentes, como os impostos, por exemplo. Claro que todos nós concordamos com a paralização, que com certeza vai fazer justiça aos caminhoneiros e ao povo brasileiro, e, esperamos que também para a gasolina, assim como para o gás glp possamos obter a atualização dos preços

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Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

sexta-feira, 25 de maio de 2018

CONSEQUÊNCIAS DA PARALIZAÇÃO DOS CAMINHONEIROS


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A paralização dos caminhoneiros vai ser um teste e tanto para as forças que o atual governo dispõe para negociar com uma grande classe. Neste momento, mais do que nunca, precisam os líderes de estarem desarmados de rancores e paixões que os levem a decisões contrárias àquelas que atendam às necessidades do povo brasileiro, em especial às necessidades básicas, sem contudo, abandonar os objetivos da paralização, que revestem-se de suma importância para a toda a nação, e em especial, para a manutenção dos direitos dos transportadores autônomos.

O desabastecimento é a consequência mais drástica da paralização. Setores como transporte urbano e intermunicipal, fornecimento de peças automotivas e para outras industrias, mantimentos, bebidas, hortifrútis, carnes, leite e seus derivados para os supermercados, gás glp e demais combustíveis, como a gasolina para o abastecimento dos veículos de passeio, que vai faltar em todo o Brasil, caso a paralização não seja interrompida imediatamente. O desabastecimento, além do stress causado por vários motivos, entre eles o desafio das filas para o abastecimento, falta de produtos nos supermercados, preços abusivos e outros, causa traumas enorme à população.  

Até o momento, os caminhoneiros têem demonstrado muita maturidade, mantendo o movimento de forma ordeira, respeitando com a liberação de caminhões para necessidades essenciais, como hospitais, remédios, cargas vivas, Forças Armadas e Corpo de Bombeiros, setores indispensáveis para a garantia da sobrevivência, da saúde, da segurança e respeito à vida.   

As consequências dessa paralização, se não contida em tempo hábil, poderá gerar um caos na população brasileira, com o acotovelamento nos supermercados, falta de insumos básicos para as necessidades essenciais, e poderá levar a justiça a tomada de decisões mais enérgicas para a liberação dos caminhões carregados, e, como última instância, a intervenção das Forças Armadas para resguardar a segurança do povo brasileiro e funcionamento das instituições básicas da sobrevivência. 

Observação: No momento em que fechava esta edição, o governo anunciou um acordo com os caminhoneiros com 12 itens. Não assinaram o acordo a Associação Brasileira dos Caminhoneiros - ABCAM e a União Nacional do Caminhoneiros - UNICAM.

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Geraldo Ferreira da Paixão
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segunda-feira, 21 de maio de 2018

COLAÇÃO DE GRAU 2018 DE NOTRE DAME NOS EUA



Colação de Grau na Notre Dame - Pronunciamento do juiz Sérgio Moro na formatura dos graduandos da Universidade de Notre Dame nos EUA, neste domingo.

"Nunca se esqueçam da pedra angular das nações democráticas, que é o estado de direito. Isso significa que todos têm igual proteção da lei. Isso significa que é preciso proteger os mais vulneráveis. Mas também significa que ninguém está acima da lei", disse. "Essa é uma lição não so para o Brasil, mas até para democracias maduras", emendou.

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A Educação vista de Cima - A educação brasileira, como outros setores da vida administrativa, e política do país, passa por mudanças tão profundas, as quais trazem em seu berço novas visões culturais  que antecedem ao tempo real, gerando conflitos internos e tornando cada vez mais difícil o acompanhamento e aplicação de todas as novas medidas e iniciativas.

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Reciclando Conhecimentos - Você que é do ramo, entre no site da Gp Serviços Engenharia (www.gpservicosengenharia.com.br), e veja na aba "ENQUETES" questões sobre eletricidade e eletrônica do nosso dia a dia, que vão ajudar você a recordar um pouco sobre essa ciência fantástica que é a eletricidade e eletrônica, As resposta podem ser vistas na aba "NEWS"

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Quem Pode estudar numa IES Pública - No Brasil colônia, mais precisamente no século XVI, os portugueses ofereceram bolsa de estudo em Coimbra somente aos brasileiros filhos de funcionários públicos, senhores do engenho, criadores de gado, artesãos e mineradores, o que naquela época já caracterizava uma discriminação às demais classes sociais. Tal situação, por incrível que pareça, continua nos dias atuais considerando que, somente os estudantes de maior poder aquisitivo, que tem condições de estudar o segundo grau nas melhores escolas particulares, conseguem adentrar na universidade pública..

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Conceituando Avaliação Escolar - Avaliação escolar não é somente um ato de comprovação de rendimento escolar, mas principalmente um roteiro para refletir e planejar melhor a prática didática.

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terça-feira, 15 de maio de 2018

VEJA O QUE VAI MUDAR NO ENSINO MÉDIO




A reforma do ensino médio é uma mudança na estrutura do sistema. A nova estrutura terá uma parte que será comum e obrigatória a todas as escolas (Base Nacional Comum Curricular- BNCC) e outra parte flexível. A BNCC definirá o que é comum e o que é ensino técnico. Por exemplo, a área de ciências humanas compreende história, geografia, sociologia e filosofia. As disciplinas obrigatórias nos 3 anos de ensino médio serão língua portuguesa, matemática e inglês. O restante do tempo será dedicado ao aprofundamento acadêmico nas áreas eletivas ou a cursos técnicos, de acordo com o caminho escolhido pelo estudante nas ênfases seguintes: I – linguagens e suas tecnologias; II – matemática e suas tecnologias; III – ciências da natureza e suas tecnologias; IV – ciências humanas e sociais aplicadas; V – formação técnica e profissional.

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O novo modelo depende da Base Nacional Comum Curricular, homologada no dia 20 de dezembro de 2017, pelo ministro da Educação Mendonça Filho, a qual será obrigatória e irá nortear os currículos das escolas de ensino médio. Com a homologação da BNCC, os sistemas de ensino deverão estabelecer um cronograma de implantação das principais alterações da lei, e iniciar o processo de implementação. Mesmo assim, as alterações da reforma no ensino médio ainda não serão colocadas em prática neste ano. A previsão do MEC é que, o novo formato seja implantado a partir de 2019 e 2020, pois tudo dependerá da BNCC e do referido cronograma de implantação e processo de implementação.

A reforma prevê ainda uma Política de Fomento de escolas em tempo Integral, que deverá ocorrer de forma gradual. A união dará apoio financeiro para as escolas que aderirem ao ensino médio com tempo integral. O PNE estabelece que, até 2024, o país deva atender pelo menos, 25% das matrículas. A formação técnica e profissional será mais uma alternativa para o aluno. Hoje, se o jovem quiser cursar uma formação técnica de nível médio, ele precisa cursar 2400 horas do ensino médio regular e mais 1200 horas do técnico.O novo ensino médio permitirá que o jovem opte por uma formação técnica profissional, dentro da carga horária do ensino médio regular, desde que ele continue cursando Português, Matemática e inglês até o final, e ao final dos três anos, ele terá um diploma do ensino médio e um certificado do ensino técnico.

A proposta prevê ainda que serão obrigatórios os estudos e práticas de filosofia, sociologia, educação física e artes na BNCC. Língua portuguesa, matemática e inglês são disciplinas obrigatórias nos três anos de ensino médio, independente da área de aprofundamento que o estudante escolher. Anteriormente, a LDB não trazia a língua inglesa como estudo obrigatório. A reforma torna o inglês obrigatório desde o 6º ano do ensino fundamental e no ensino médio. 
A reforma estabelece também que a grade curricular de 800 horas anuais passe para 1.000 horas e posteriormente para 1.400 horas anuais num prazo ainda não definido. O ensino médio poderá ser estruturado em módulos (sistema de créditos em algumas disciplinas). Poderão ser contratados professores sem concurso e de notório saber para ministrar aulas exclusivamente em disciplinas dos cursos técnicos e profissionalizantes.

RESUMINDO: O QUE VAI MUDAR:

1 - Carga horária passará de 800 horas para 1.000 horas anuais e progressivamente deverá atingir 1.400 horas.

2 – Ensino médio com tempo integral;

3 – União dará aporte financeiro para as instituições que aderirem ao ensino integral;

4 – Parte da grade será comum, mas depois o aluno poderá optar por áreas de seu interesse;

5 - O estudante poderá optar por uma formação técnica e profissional dentro da carga horária;

6 – Matemática, português e inglês, serão obrigatórias nos três anos do ensino médio;

7 – Inglês será obrigatório a partir do sexto ano do ensino fundamental;

8 - 60% da carga horária serão para conteúdos definidos na BNCC do ensino médio e 40%, optativos;

9 - ficará a critério da escola incluir educação física, artes, filosofia e sociologia;  

10 – Poderão ser contratados professores sem concurso e com notório saber para ministrar aulas exclusivamente em disciplinas dos cursos técnicos e profissionalizantes;

Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

sexta-feira, 11 de maio de 2018

REFORMA UNIVERSITÁRIA – PARTE XVII


Seção V - Das Políticas de Democratização do Acesso e de Assistência Estudantil

Art. 45. As instituições federais de ensino superior deverão formular e implantar, na forma estabelecida em seu plano de desenvolvimento institucional, medidas de democratização do acesso, inclusive programas de assistência estudantil, ação afirmativa e inclusão social.

Parágrafo único. As instituições deverão incentivar ações de nivelamento educacional, promovendo a participação de seus estudantes, apoiados por bolsas especiais para essa finalidade e por supervisão docente.

Art. 46. As medidas de democratização do acesso devem considerar as seguintes premissas, sem prejuízo de outras:

I - condições históricas, culturais e educacionais dos diversos segmentos sociais;

II - importância da diversidade social e cultural no ambiente acadêmico; e
III - condições acadêmicas dos estudantes ao ingressarem, face às exigências dos respectivos cursos de graduação.

§ 1o Os programas de ação afirmativa e inclusão social deverão considerar a promoção das condições acadêmicas de estudantes egressos do ensino médio público, especialmente afrodescendentes e indígenas.

§ 2o As instituições deverão oferecer, pelo menos, um terço de seus cursos e matrículas de graduação no turno noturno, com exceção para cursos em turno integral.

§ 3o Será gratuita a inscrição de todos os candidatos de baixa renda nos processos seletivos para cursos de graduação, conforme normas estabelecidas e divulgadas pela instituição.

Art. 47. As medidas de assistência estudantil deverão contemplar, sem prejuízo de outras, a critério do conselho superior da instituição:

I - bolsas de fomento à formação acadêmico-científica e à participação em atividades de extensão;

II - moradia e restaurantes estudantis e programas de inclusão digital;

III - auxílio para transporte e assistência à saúde; e

IV - apoio à participação em eventos científicos, culturais e esportivos, bem como de representação estudantil nos colegiados institucionais.
Parágrafo único. As instituições federais de ensino superior deverão destinar recursos correspondentes a pelo menos nove por cento de sua verba de custeio, exceto pessoal, para implementar as medidas previstas neste artigo.

Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COMO OUTROS SETORES DA VIDA ADMINISTRATIVA E POLÍTICA DO PAÍS, PASSA POR MUDANÇAS TÃO PROFUNDAS, AS QUAIS TRAZEM EM SEU BERÇO NOVAS VISÕES CULTURAIS QUE ANTECIPAM AO TEMPO REAL, GERANDO CONFLITOS INTERNOS E TORNANDO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL O ACOMPANHAMENTO E APLICAÇÃO DE TODAS AS NOVAS MEDIDAS E INICIATIVAS.

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quarta-feira, 9 de maio de 2018

ACIDENTES DE TRÂNSITO – QUANTO CUSTA UMA VIDA?



Os acidentes de trânsito são considerados hoje, uma das maiores causas de mortalidade humana, situando-se como a nona maior causa de mortes do planeta. Para se ter uma ideia, mata-se por ano em acidentes de trânsito no mundo, mais que o dobro de vítimas na guerra da Síria, por exemplo, onde são ceifadas cerca de 511.000 vidas/ano. Se no mundo 1,3 milhões de pessoas são mortas anualmente por acidentes de trânsito, no Brasil cerca de 47 mil vítimas perdem a vida pelo mesmo motivo, fechando essa estatística. Além das vítimas fatais, enquanto no mundo mais de 50 milhões de pessoas ficam com sequelas todo ano, no brasil esse número chega a 400 mil vítimas

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No ranking mundial, o Brasil situa-se em quarto lugar no número de acidentes de trânsito, só perdendo para a China, Índia e Nigéria. Os acidentes de trânsito custam de 1 a 3% do PIB para cada país, representando um custo aproximado de 518 bilhões de dólares/ano, dinheiro este que poderia ser investido em construção de escolas, estradas e hospitais. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes estão relacionados ao comportamento do motorista. Ao dirigir, o mesmo está associado a escolhas; falar ao celular ou dirigir, andar em alta velocidade ou obedecer os limites pré-definidos, beber ou dirigir, usar ou não o cinto de segurança, ultrapassar ou não e outras escolhas.

De acordo com a PRF as principais causas do acidente de trânsito, são:
a)    Falta de atenção – 30,8%
b)    Alta velocidade – 21,9%
c)    Ingerir bebida alcoólica – 15,6%
d)    Desobediência à sinalização – 10%`
e)    Ultrapassagem proibida – 9,3%
f)     Sono – 6,7%

A redução dos acidentes é uma preocupação obrigatória de todos os países, e, a meu ver, a saída é investir pesado na educação para o trânsito, começando pela qualificação dos instrutores e implantação de medidas técnicas capaz alterar o quadro estatístico atual do número de acidentes no mundo.

Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...