domingo, 14 de julho de 2019

PEGANDO O RATO PELO RABO




Resultado de imagem para dario messer
As investigações desenvolvidas pela Lava-Jato ao longo dos últimos anos tem dado contribuição significativa para a recuperação do dinheiro público desviado por atos de corrupção por pessoas e/ou organizações criminosas. É o caso de Dario Messer, chamado por Alberto Youssef de “doleiro dos doleiros” por ter movimentado mais de 1,6 bilhão de dólares em contas nas Bahamas, Mônaco, EUA e outros países, e lavado uma fortuna de dinheiro ilícito com negócios escusos no Brasil, num rombo sem precedentes aos cofres púbicos. A organização de Dario Messer está ligada ao ex-governador Sérgio Cabral, preso desde novembro de 2016. Messer tem três filhos, Dan, Débora e Denise, que juntamente com Mario Libman e Rafael Libman formaram a quadrilha responsável por um dos maiores desvios financeiro conhecido. Em 2018, finalmente, a Lava-Jato deflagrou a operação “Cambio, Desligo” que investigou a rede de operadores financeiros de Dario Messer, pegando o rato pelo rabo. Muitos foram presos, mas Messer conseguiu escapar estando foragido no vizinho Paraguai onde possui uma fortuna em bens de valor inestimável. Presos, os três filhos de Dário Messer, concordaram em fazer a delação premiada que resultou na devolução imediata de 370 milhões reais aos cofres públicos. Desses, 240 já estão no caixa da Lava-Jato. O MP solicitou da justiça paraguaia o boqueio de 100 milhões de dólares do doleiro para cobrir o rombo dado ao país. Informações da Lava-Jato dão conta de que mais de 800 milhões de reais deverão ser devolvidos ainda pela família Messer.

Dario Messer controlava uma rede de transações financeiras clandestinas para transferências de dinheiro para o exterior com mais de quatrocentos clientes. Toda a fortuna do bilionário Dario Messer e sua família é resultado do envolvimento ilegal no submundo do cambio desde a década de 80. Os operadores Mario Libman e Rafael Libman agiam na organização criminosa devidamente credenciada por Dario Messer, para negócios no Rio de Janeiro e outras partes do Brasil, com o objetivo único de movimentar a lavagem de dinheiro oriundo das propinas do grupo. Atuavam principalmente na área de imóveis e movimentaram de 2011 a 2016 31,8 milhões de reais para Dario. Dentre os bens de Dário Messer no Brasil, merece destaque uma cobertura de três andares na Avenida Delfin Moreira, no Leblon, de valor inestimável e metro quadrado mais caro do Brasil. No Paraguai, é proprietário de sete fazendas, uma granja, dois edifícios de luxo, 30 lotes no Country Club de Assunção, entre outros. Dario Messer ameaçou antes da delação dos filhos, colocar a boca no trombone revelando segredos de políticos que fizeram dele um “boi de piranha”, isto é, aquele que se submete em benefício de outros ou outras pessoas. .  

Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...