domingo, 7 de julho de 2019

UTILIZANDO A ENERGIA SOLAR 2



Na elaboração de um projeto de instalação de um parque de energia solar, devem ser considerados alguns detalhes muito importantes para o retorno técnico e econômico esperados. Para isso, é fundamental conhecer os sistemas disponíveis:
Térmico – Utilizado para aquecimento de água nas instalações do projeto como processos industriais, hotéis, piscinas, chuveiros, torneiras etc.
Fotovoltaico – A luz solar é convertida diretamente em eletricidade para atender todas as necessidade de consumo de energia da instalação.
Termossolar ou Concentrada - Produz calor através de um sistema de espelhos, concentrando a radiação e transformando o calor em energia elétrica. Menos difundido devido ao alto custo e complexidade, sendo mais utilizada em grandes instalações. Tem a versatilidade de poder armazenar calor (térmico) e gerar energia elétrica (fotovoltaico).
Os sistemas produtores de energia elétrica podem ser:
ON-GRID – Conectado à rede da concessionária. Consumo imediato e sobra injetada na rede da concessionária a título de venda. A concessionária fornecerá energia quando não tiver sol. O crédito injetado na rede da concessionária é utilizado para pagar o consumo quando não tiver sol.
OFF-GRID – Não é conectado à rede da concessionária, logo pode faltar energia. Abastece diretamente o consumo local. A energia produzida é armazenada em baterias.
                                                                        
Geraldo Ferreira da Paixão
E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com


LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...