quarta-feira, 22 de março de 2017

A VÍTIMA DE ABAETETUBA

Assistimos todos os dias na TV e outros meios de comunicação, tragédias e tragédias que nos assustam, deixa-nos pasmos, tamanha a pobreza da cultura, da falta de solidariedade, da crueldade das informações que estamos veiculando. Uma das mais recentes me deixou inicialmente surpreso, e depois, ao repensar o tamanho do prejuízo à sociedade, senti como se me espetassem com uma espada afiada, como se o fato estivesse acontecendo comigo; uma garota de 15 anos foi presa por suspeita de furto e colocada numa cela juntamente com 20 marmanjos numa cidade chamada Abaetetuba, próxima de Belém, no Pará.

Ora, o fato em si, já é estarrecedor; não se admite em hipótese alguma que qualquer policial, por menor formação que tenha, mesmo sendo um bandido disfarçado, tenha a coragem, a petulância de colocar uma mulher numa cela junto com tantos homens, muito menos uma menor, incapaz de se defender. Não conheço, não quero conhecer o soldado, o cabo, o sargento, o delegado, a governadora e todos os envolvidos, que durante 24 dias, pasmem, 24 dias, mantiveram uma garota junto com tantos homens e nada fizeram.

Certamente muita coisa aconteceu neste período com a menina. E não adianta alguém falar que foi só um preso que abusou da garota, como já andam dizendo. È claro que todos dela se aproveitaram e devemos muito ao telefonema anônimo que colocou tamanha crueldade exposta, nos dando a oportunidade de conhecer mais uma vez a flagrante fragilidade do sistema carcerário brasileiro. 

Notícias como essa, são rapidamente veiculadas em todos os meios de comunicação, primeiro porque estamos transitando por um momento histórico da democracia brasileira, e doa a quem doer, o que está errado tem que ser mostrado. Tais notícias acabam dando ao Brasil a oportunidade de ser observado pelo resto do mundo, e muitos países questionam e nos ajudam a aprimorar na busca da real democracia. Numa ditadura, como a dos anos 60, noticia como essa jamais seria veiculada, e a realidade ficava muito distante do que realmente acontecia. Muitos simplesmente sumiram quando tentaram questionar.

Não tenho dúvidas que serão tomadas as providências cabíveis para punir os responsáveis por tamanha barbárie. Entretanto, está claro neste caso, a responsabilidade daqueles ligados direta e indiretamente com a prisão da menor, que, apesar do conhecimento das penalidades previstas para crimes dessa natureza, ignorou o fato, assumindo as responsabilidades cabíveis, o que esperamos sejam também assumidas quando se apontar todos os culpados.

A pergunta é: o que fazer para assegurar que tais fatos não mais ocorram em qualquer lugar do Brasil. O momento é de reflexão e precisamos questionar tudo, as prisões, quem as dirige, a formação de cada um e vigiar, vigiar para que os profissionais selecionados para lidar com os presos sejam sempre os melhores, de tal forma a evitar tamanhos desmandos na carceragem brasileira. Para que isso se torne realidade, há a necessidade urgente de pensar grande quando falamos em segurança. Mais investimentos nas penitenciarias, mais treinamento e qualificação de todos os profissionais envolvidos.  


A menina de 15 anos, filha de dona Francicléia Felix Alves, certamente não será mais a mesma. Abaetetuba, que quer dizer “lugar cheio de gente boa” também não. A menina, sob proteção policial e da governadora Ana Julia Carepa (PT), vai estudar e poderá ser alguém na vida, podendo ter um futuro bem diferente daquele que iniciou ao prostitui-se e ser chamada de “Cartucheira”. Abaetetuba por sua vez, poderá melhorar a sua imagem de cidade rota do tráfico internacional de drogas, devido a sua proximidade com as Guianas, Suriname e Europa.  Para que coisas boas aconteçam, muita coisa ruim tem que passar sob a ponte. É a vida.

Obs: Matéria publicada em nov/2011

Geraldo Ferreira da Paixão – engenheiro eletricista e eletrônico – pós graduando em Docência do Ensino Superior pela UNILEST – Coronel Fabriciano - MG.
e-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...