terça-feira, 28 de março de 2017

SINAL DOS TEMPOS

Matéria publicada em jun/2005

O Brasil inteiro ficou estarrecido com a noticia bomba do envolvimento do filho de Edson Arantes do Nascimento - o Pelé, com o tráfico de drogas. E não poderia ser diferente, uma vez que, jamais poderíamos imaginar que uma pessoa tão qualificada iria se entregar a este nível de envolvimento, sem que, seus atos e atitudes fossem notados por seus pais e educadores. 

O choro de Pelé visto por milhões de telespectadores em todo o país, deixou para todos uma noção clara de como devem ser administradas as mudanças na atualidade. Quem não ouviu dizer que “Os brutos também amam?” Também podemos dizer que os ricos também são pobres. Partindo do princípio de que é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe, faltou ao Edinho uma formação básica, indispensável, que aprendemos única e exclusivamente quando criança, e que, ao longo dos anos vai se tornando a estrutura de nossa personalidade, de nossa formação cultural. Nossos atos e ações passam então, a ser ditados por esta cultura de berço. Se você teve uma boa formação quando criança, dificilmente será vencido por fraquezas dessa natureza.

Além do fator emocional que o fato gerou em toda a sociedade brasileira, é importante focar o outro lado da questão; é comum numa transição democrática ocorrerem casos como este e muitos outros, como os de corrupção, de prostituição infantil etc, no momento tão evidentes no cenário brasileiro. Como cidadão, precisamos entender que temos uma identidade, com a qual devemos responder por atos e ações, individualmente. Para as Instituições brasileiras, o Pelé tem uma identidade e o Edinho outra e, estas são independentes. 

Problemas como o de Edinho e tantos outros, deverão ser analisados e definidos pela justiça, e não podem, em hipótese alguma, impedir o crescimento da democracia e do desenvolvimento do país. Não se pode admitir que uma coisa se misture à outra. Se as instituições estiverem bem, os problemas da justiça serão por elas resolvidos, e bem. Por outro lado, a manutenção da democracia e do crescimento do país independe desses fatos, que deverão ser tratados pela justiça, razão pela qual acredito, que para ambos os casos, teremos uma solução justa, ou seja, o Edinho será punido conforme a Lei e o Brasil continuará a crescer.  Nossa expectativa é que neste caso específico, como em milhares de outros, as instituições brasileiras façam a sua parte, julgando o cidadão Edinho como merece, e que tais fatos não interfiram no processo democrático e de crescimento do Brasil.

Geraldo Ferreira da Paixão

Engenheiro e professor
e-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...