quarta-feira, 22 de março de 2017

O ACESSO E O DESCENSO NO FUTEBOL BRASILEIRO

O Acesso e o Descenso no Futebol Brasileiro - Todos os clubes que disputam os campeonatos brasileiros das séries A e B, entram na competição para ganhar, para se projetarem no cenário esportivo nacional e internacional. Esses dois campeonatos se assemelham a uma corrida de longa distância, na qual os concorrentes precisam controlar suas energias aplicando-as no momento adequado, senão, podem perder forças e aí não conseguir mais se recuperar. Assim é o desempenho dos clubes – normalmente quem arranca na frente, nem sempre chega primeiro.
Os regulamentos premiam as agremiações que obtiverem melhores resultados, com acesso à série seguinte, participação na Copa Libertadores da América e Sul-americana. Prevêem também descenso para as séries inferiores, aos clubes que não obterem os resultados mínimos. Isso cria nos níveis superior e inferior das tabelas, uma acirrada competição, pois todos querem subir e ninguém quer descer, surgindo daí jogos sensacionais, tanto lá em cima, quanto cá em baixo.
Faltando menos de 30% das rodadas previstas para o encerramento dos campeonatos, alguns clubes estão muito freqüentes no rodapé das tabelas, e podem cair para a serie inferior, iniciando então, o carvalho vivido hoje por Atlético, Corinthians, Juventude e América-RN na série A e Avaí, Paulista, Remo e Ituano na série B.
A competição é saudável e os clubes precisam entender que o acesso é para quem obtêm melhores resultados em função de melhores investimentos, enquanto o descenso é resultado de uma administração deficiente, que também precisa ser reconhecida pelos dirigentes das agremiações perdedoras. Daí não sei por que tanto choro. Ganhar e perder, ser melhor ou pior, é o resultado de quem está no jogo. Em qualquer esporte, o importante é saber competir, e no futebol não é diferente. Resumindo, o que o dirigente e torcedores de futebol no Brasil precisam, é saber também reconhecer quando perdem. O que não podemos é acomodar com a derrota.
Ipatinga na Série B - Os resultados deste fim de semana serão de suma importância para as pretensões do Ipatinga FC, para alcançar o grupo de elite do futebol brasileiro. Quando escrevemos esta coluna, ainda não tínhamos os resultados do sábado, mas uma projeção mais detalhada nos leva a uma situação crítica, senão vejamos: caso o Ipatinga não consiga os três pontos no Castelão no sábado, poderia ser ultrapassado pelo Criciúma que joga fora contra o Gama, podendo chegar a 48 pontos. A Portuguesa, 4º colocado joga em casa, e se ganhar chega a 48 pontos, ultrapassando também o Ipatinga que tem 47 pontos. O Vitória joga em casa contra o Barueri podendo chegar a 47 pontos, mesma pontuação do Ipatinga, porém ficaria com uma vitória a mais. O Marilia, 6º colocado pode chegar a 44 pontos se vencer o Paulista em casa. O Marilia tem a vantagem de já ter 14 vitórias podendo chegar a15 caso seja vencedor neste sábado.
Uma derrota do Ipatinga contra o Ceará, seria, portanto, drástica para as pretensões do quadricolor do Vale do Aço que poderá amargar sua saída do G4, caso todas essas projeções se concretizem. Vamos lá Ipatinga! É ganhar, ou ganhar!
Campeonato Regional de Super-Master - Os resultados da 3ª rodada mostram o equilíbrio entre os participantes da competição nessa segunda edição do campeonato de super-máster.  Vale destacar a campanha do Vila Celeste, Industrial e Pioneiros, todos com 100% de aproveitamento até agora. A surpresa negativa fica por conta do Meridional e Independente do Amaro Lanari que não repetem as campanhas de 2006, quando se sagraram campeão e vice-campeão respectivamente, numa final histórica para os desportistas do Vale do Aço.

Obs: Matéria publicada no Jornal Vale do Aço em out/2007 

Geraldo Ferreira da Paixão
Engenheiro, professor e pós–graduado em docência do ensino superior
e-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com


LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...