quarta-feira, 22 de março de 2017

MUDANÇAS NO ENSINO BÁSICO E FUNDAMENTAL

Matéria publicada no Jornal Vale do Aço de fev/2006

A partir deste ano, serão implantadas mudanças muito importantes no ensino básico e fundamental brasileiro. Apesar de alguns estados como Rio Grande do sul e São Paulo já terem se manifestado contrários a algumas dessas alterações, há um consenso em todo o país de que as mesmas trarão muitos benefícios para o estudante na sua busca constante pelo conhecimento. A Lei 11.114 assinada pelo Presidente Lula em de 16/05/05, estabelece a obrigatoriedade dos pais de matricularem seus filhos na 1ª série do ensino fundamental a partir dos 6 anos e não 7 como ocorre atualmente. A Lei prevê ainda um prazo de cinco anos para que todas as instituições de ensino se adaptem à nova legislação. Com isso, o ensino fundamental passa de 8 para 9 anos. O Fundo de Financiamento da Educação Básica – FUNDEF, será substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação básica – FUNDEB, que será o responsável pelo financiamento do estudo de todas as crianças de 4 a 5 anos, 1ª à 9ª série do ensino fundamental e 1ª à 3ª série do ensino médio.
Espanhol – Também a partir de 2006 será obrigatório o ensino da língua espanhola no ensino médio. Para tanto, conforme estudos desenvolvidos pelo MEC, serão necessários 13.200 novos docentes. Além disso, todos os professores precisarão ter licenciatura com habilitação em espanhol, cumprir 20 horas semanais e atender a oito turmas. Conforme divulgado na revista Educação, setembro/2005, página 16, não existem docentes suficientes no país para atender a demanda. Para se ter uma idéia, faltam 5.500 professores na Região sudeste, 3.600 no Nordeste e 1.800 nos estados que têm fronteiras com os países de língua espanhola – Rio Grande do sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará.
Proibição de venda de Coca-Cola e Pepsi – Uma vitória considerada importante para os pais dos estudantes do ensino fundamental nos Estados Unidos, foi a proibição da venda de Coca-Cola e Pepsi durante o horário de aula. Apenas bebidas diet, isotônicos, sucos com baixa adição de açúcar e água poderão ser vendidos. A medida atendeu a uma reivindicação antiga dos pais visando reduzir a obesidade e assegurar uma alimentação saudável para as crianças e jovens. No Brasil, apesar da obesidade não atingir os índices americanos, a venda de refrigerantes é permitida livremente em todas as escolas do país. Poucos são os estados brasileiros que matem algum controle dos alimentos pouco saudáveis oferecidos aos estudantes, caso do Rio de Janeiro e São Paulo que proibiram a venda destes produtos nas cantinas da rede estadual de ensino.
Gênios de Ipatinga – A população de Ipatinga deve sentir-se honrada com os resultados obtidos pelos seus filhos na recente Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Concorrendo com mais de 10,5 milhões de estudantes em todo o país, 12 estudantes de se destacaram, demonstrando mais uma vez a força e a capacidade científica do nosso povo. Anderson Gonçalves, aluno da 8ª série da E.M Padre Bertollo foi o destaque nacional da olimpíada, com todos os méritos. Nossos sinceros parabéns e agradecimentos a todas essas crianças, pois nelas outras crianças se espelharão para a obtenção de seu futuro. Pelos resultados os estudantes foram agraciados com as seguintes honrarias:
Medalha de ouro e bolsa de iniciação científica do Instituto de Matemática Pura e
Aplicada – IMPA e um DVD
– Anderson Gonçalves Coelho.
Bolsa de iniciação científica – Marlon Alves Valente e Marcos Roberto Vieira Honorato.
Menção honrosa - Thiago Henrique Souza, Vicente Oliveira da Silva Jr, Ricson Vinícius Lopes Duarte, Kaio Roger Viana Pacheco, Chrystian Alvarenga Stocler, Rodolfo Stéfano Paiva Madureira, Westefan de Souza Leal, Caleb Thayres Calais de Andrade e Thiago Mendes Vieira.

Geraldo Ferreira da Paixão
Engenheiro e professor 
e-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com


LIBERAÇÃO DO PIS/PASAEP

COMO LER OS ARTIGOS PUBLICADOS NO "BLOG PROCURE E ACHE" DE GERALDO PAIXÃO

 Você que me aqcompnha através do meu blog "PROCURE E ACHE" pode agora ler todos os artigos que já publiquei, bem como comentar, c...